Blog

Odontologia Digital — O Que Ela Oferece Ao Paciente?

InícioTecnologia odontológicaOdontologia Digital — O Que Ela Oferece Ao Paciente?

Tempo de leitura: 2 minutos

Já imaginou se houvesse uma forma de tornar tratamentos dentários mais rápidos e precisos para os pacientes? É para isso que existe a odontologia digital, que se caracteriza por soluções tecnológicas que estão cada vez mais inseridas nos consultórios.

Conheça mais sobre essa tendência e como ela pode tornar mais simples e rápido diversos procedimentos!

O que é odontologia digital?

Afinal, o que é a odontologia digital? De forma simples, esse conceito significa a aplicação da tecnologia para otimizar tratamentos dentários diversos.

Desta forma, é possível oferecer mais conforto ao paciente e auxiliar o trabalho do dentista por meio de sistemas e equipamentos que podem tornar os processos mais rápidos e precisos.

Com esses sistemas odontológicos é possível:

  • criar próteses, facetas dentárias e restaurações sem a necessidade de moldes;
  • simular reparações estéticas e mudanças no sorriso para avaliação do paciente;
  • fazer cirurgias guiadas, em que é possível planejar digitalmente a colocação de implantes dentários;
  • realizar uma análise digital mais precisa e aprofundada dos tratamentos mais adequados para cada paciente;
  • confeccionar peças por meio de impressão 3D.

Quais são as principais vantagens da odontologia digital aos pacientes?

A tecnologia aplicada na odontologia digital se tornou uma aliada dos profissionais para que ofereçam o melhor aos seus pacientes.

Afinal, é o dever de todo profissional tratar e cuidar dos clientes com as mais novas aplicações digitais, descobertas científicas, métodos clínicos e melhores materiais do mercado.

Além disso, a modernização de diversos processos no consultório pode trazer outras vantagens, como:

  • planejamento mais previsível dos tratamentos — a impressão e escaneamento 3D fazem parte da odontologia digital. É com base em simulações em imagens que é possível fazer uma previsão realista do resultado final de um tratamento e oferecer tratamentos mais eficazes. Dessa forma, o cliente participa mais ativamente do processo de planejamento de seu próprio sorriso;
  • processos mais rápidos — a diminuição do número de consultas por conta da agilidade de planejamento, confecção de peças e processos cirúrgicos, facilita todo o procedimento para o paciente;
  • mais conforto — como a maioria dos tratamentos não necessita da produção de um molde físico por meios tradicionais, todo o processo pode ficar menos invasivo e melhorar a experiência do paciente.

A odontologia digital facilita, simplifica e agiliza cada vez mais os tratamentos dentários para pacientes que desejam mudar aspectos de seu sorriso.

Mas, é claro, é importante lembrar sempre que cada pessoa tem necessidades e resultados diferentes. Por isso, conversar com o seu dentista e ter uma opinião profissional personalizada é essencial!

Quer saber mais sobre tratamentos odontológicos? Confira os demais conteúdos no blog da Benatti Odontologia, ou confira a nossa página de especialidades!