Facetas de porcelana

Faceta de porcelana - beleza e resistência, como nunca antes

InícioTratamentos DentáriosOdontologia EstéticaFacetas de porcelana

Sorrir faz você se sentir bem! Um belo sorriso transmite confiança, sociabilidade e simpatia. No entanto algumas pessoas perderam a capacidade de sorrir livremente, deixando de lado a alegria e a confiança em si e nos outros. Também ainda não sabem que facetas de porcelana podem transformar suas vidas!

Pessoas que têm algum constrangimento dos dentes, geralmente não sorriem ou o fazem com os lábios cerrados e até mesmo cobrem a boca com as mãos. Os motivos mais comuns para isso são:

são a coloração dos dentes;

dentes desgastados ou quebrados;

dentes tortos ou com apinhamento ou espaçamento entre eles.

Estes problemas podem ser facilmente tratados e resolvidos com o uso das facetas ou lentes de contato de porcelana.

Facetas de porcelana – beleza e resistência

Os avanços na odontologia estética nos últimos anos tem sido verdadeiramente notáveis ​​— especialmente no uso de faceta de porcelana e de lente de contato dental.

O desenvolvimento de novos materiais e tecnologias com maior capacidade de copiar a estrutura dental, ofereceu mais naturalidade e resistência às facetas de porcelana.

Além disso, a combinação de técnicas inovadoras às práticas consagradas permitu resultados estéticos cada vez mais preciso e naturais.

O que é exatamente este material?

As facetas de porcelana são um revestimento que se assemelha ao vidro, usado para recobrir o esmalte do dente para devolver formato e cor. É um material estético que reproduz as características de cor, brilho e reflexo do esmalte. Por isso, é a escolha ideal para o recobrimento de dentes anteriores, permitindo um sorriso harmonioso.

Outra qualidade que torna este material a melhor opção para um sorriso estético é a sua resistência na cor. Pois, diferentemente das resinas compostas, a porcelana não muda de cor. Além disso, a porcelana quando colada e aderida ao dente torna-se resistente semelhante ao próprio esmalte dele.

Qual a diferença entre as facetas e as lentes de contato de porcelana?

As facetas de porcelana e as lentes de contato são feitas do mesmo material, portanto tem as mesmas características e resultados estéticos.

Muito se fala sobre a diferença de espessura entre os dois materiais, porém o que difere um do outro é a necessidade de desgaste do dente para a aplicação, que é feito por dois motivos — para que a restauração em cerâmica tenha espessura suficiente para esconder o dente que está por baixo e para que o material tenha uma boa adaptação ao dente.

No entanto a escolha da técnica que será utilizada — com ou sem desgaste da estrutura do dente — e do material a ser aplicado — faceta de porcelana ou lente de contato de porcelana — dependerá dos dentes que irão receber o recobrimento.

Dentes bem posicionados, sem manchas e com restaurações prévias podem receber as lentes de contato de porcelana. Enquanto para dentes mais escurecidos, com grandes restaurações e mal alinhados, a melhor indicação é a faceta de porcelana.

O que irá mudar nos seus dentes com a faceta de porcelana?

1. Cor

Pacientes que fizeram uso de antibióticos como a tetraciclina durante a infância apresentam uma coloração do esmalte acastanhada que é muito difícil de ser removida. Além disso, o consumo de certos alimentos e bebidas — especialmente o vinho tinto, café, chá — e também o cigarro, podem afetar a cor dos dentes, deixando-os mais escuros ou amarelados.

O clareamento dentário pode ajudar, mas dentes com descoloração excessiva dificilmente atingem uma cor aceitável com o tratamento. Isso acontece porque a cor dentária pode mudar ao longo da vida e o amarelamento é muito comum em pacientes com com mais idade.

As facetas de porcelana, no entanto, têm a capacidade de recobrir o esmalte manchado e descolorido, devolvendo a cor original do dente.

2. Formato

O desgaste dos dentes pode fazê-los parecerem mais curtos, e até mesmo, mais ásperos ao longo das bordas. Para isso, a faceta de porcelana ou as lentes de contato dentais também incorporam essas importantes características que foram perdidas, além de deixar o sorriso mais branco e brilhante.

Sobre o formato, dentes quadrados, retangulares e redondos são definidos de acordo com o sorriso do paciente.

3. Tamanho

Às vezes, a única coisa que impede o sorriso de uma pessoa de ser inesquecível, é simplesmente o fato dos dentes serem muito pequenos. Talvez tenha sido sempre assim, ou talvez, eles se tornaram mais curtos com o desgaste ao longo do tempo.

Quanto a isso, as facetas de porcelana podem aumentar os dentes proporcionando uma melhoria no sorriso.

Alinhamento e espaçamento

O fechamento de espaço entre os dentes anteriores ou a correção do alinhamento deles pode ser feita de duas maneiras.

A primeira seria através do uso do aparelho dental e do tratamento ortodôntico. A segunda opção, por meio do fechamento dos espaços entre os dentes com as facetas de porcelana.

O uso do aparelho dentário, pode envolver um maior tempo de tratamento já que os espaços serão fechados às custas do movimento dentário.

A segunda opção é mais rápida, pois as facetas de porcelana permitem fazer pequenas a médias correções de alinhamento e espaçamento em um tempo curtíssimo de tratamento quando comparado ao uso do aparelho.

Em alguns casos, se o desalinhamento e o espaçamento forem muito grandes e significativos, um tratamento combinado pode ser necessário. Isto é, o uso do aparelho dentário por um determinado tempo e então o fechamento final com as facetas de porcelana.