Blog

Implantes Dentários — Qual A Diferença Entre Cada Tipo?

InícioTecnologia odontológicaImplantes Dentários — Qual A Diferença Entre Cada Tipo?

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem perdeu um ou mais dentes sabe da falta que fazem para uma boa mastigação e para ter um sorriso alinhado. São nestes casos que implantes dentários podem colaborar para restaurar a saúde bucal e a autoestima.

Mas, antes de escolher este tratamento, é preciso entender um pouco mais sobre as diferentes técnicas empregadas para implante e prótese sobre implantes. Descubra neste artigo da Benatti Odontologia!

O que é são implantes dentários?

Esta técnica consiste em recuperar o sorriso por meio de implantes que substituem a raiz dos dentes naturais e são fixados no osso da maxila ou da mandíbula.

O material utilizado para os implantes é o titânio, um metal leve, resistente e que é muito bem aceito pelo corpo humano, com índice de sucesso de até 98%. É nesta base que são fixados os dentes artificiais após o processo de recuperação.

Ao contrário de dentaduras e pontes fixas, esta solução pode oferecer mais segurança ao paciente ao longo dos anos.

Quer conhecer mais sobre as diversas técnicas de implantes dentários, confira!

Tipo de implante

Conheça uma das categorias de implantes dentários:

  • implantes osseointegráveis — é a técnica tradicional de implantes de titânio posicionados diretamente no osso da maxila ou mandíbula. Após o tempo de recuperação — a osseointegração — os dentes artificiais, que podem ser individuais ou dentadura completa, são encaixados sobre esta base;
  • prótese protocolo sobre implantes osseointegráveis — são indicadas para pacientes que não possuem mais dentes, pois, é uma estrutura fixa composta por todos os dentes e uma gengiva feita de cerâmica ou resina muito próxima da aparência natural. A diferença da prótese protocolo para a dentadura é que ela é fixada por implantes dentários colocados diretamente no osso. Surgiu como uma alternativa às pontes móveis tradicionais e oferece mais fixação e segurança para a mordida e estética do paciente;
  • prótese overdenture sobre implantes osseointegráveis — esta prótese também é total, e se diferencia por possuir barras de sustentação adicionais que unem os implantes. Exige uma quantidade menor de implantes diretamente no osso, de dois a seis, dependendo do paciente. Também proporciona conforto na higienização pois a prótese é removível.

Esses são os procedimentos de implantes mais comuns. É preciso lembrar que o processo de colocação podem levar vários meses desde a cirurgia de implementação dos pinos, cicatrização e colocação dos dentes artificiais.

Após a conclusão do processo é possível ter benefícios como melhora da digestão, mastigação dos alimentos, aumento da saúde bucal e também na autoestima do paciente.

Técnicas alternativas de implantes dentários

Cada paciente que chega ao consultório tem necessidades especiais considerando seu histórico e situação da saúde bucal. Por isso, dependendo de seus objetivos, o dentista pode recomendar outras técnicas de implantes dentários, como:

  • mini-implantes dentários — são implantes menores e mais estreitos do que os comuns que podem ser instalados no osso. Oferece recuperação rápida e atuam como acessório e/ou provisório para a ancoragem dentária temporária, como a fixação de dentadura;
  • implante All-on-4 — é uma prótese completa fixada com apenas quatro implantes de titânio. Foi criada para simplificar o processo de recuperação do paciente. É mais comum a utilização desta técnica em pessoas que perderam toda a arcada de dentes superior ou inferior;
  • implantes dentários de carga imediata — é quando os dentes artificiais são colocados no mesmo dia da cirurgia dos implantes de titânio. É indicado para pacientes com uma estrutura óssea mais forte para suportar a pressão da colocação completa.

Quer saber mais sobre os procedimentos realizados pela clínica em primeiro lugar em São Paulo e no Brasil em expertise, serviços, infraestrutura e gestão odontológica?

Confira as nossas especialidades e mais informações sobre tratamentos em nosso blog!