Lentes de contato dental de porcelana

Lente de contato dental de porcelana

InícioTratamentos DentáriosOdontologia EstéticaLentes de contato dental de porcelana

As lentes de contato de porcelana são finas camadas de material cerâmico que são colados à superfície do dente com um adesivo de resina. Tem como característica apenas o recobrimento da superfície externa do dente.

Este tipo de material cerâmico tem excelentes propriedades estéticas, recuperando ou redesenhando o sorriso. A lente de contato dental de porcelana corrige variadas imperfeiçoes, entre elas cor, formato e posição.

Benefícios das lentes de contato de porcelana

As lentes de contato de porcelana são os materiais de escolha para restaurações e reconstruções da estética do sorriso. Isso porque a porcelana tem excelentes características que mimetizam o esmalte do dente.

Elas apresentam resistência, dureza e ao mesmo tempo, boa translucidez e reflexo de luz, garantindo assim, dentes naturais e um sorriso extremamente agradável.

Confira mais alguns benefícios que podem se encaixar nas suas necessidades:

  • altera a cor de dentes manchados ou escurecidos;
  • cobre rachaduras ou trincas nos dentes;
  • corrige o posicionamento dos dentes;
  • fecha espaços pequenos ou médios entre os dentes;
  • reconstrói dentes desgastados;
  • diminui o excesso de gengiva ao sorrir.

Contraindicações da lente de contato dental

Há alguns casos que em que as lentes de contato de porcelana não são indicadas, pois muitas vezes o paciente precisa de outros tratamentos prioritários, como:

  • dentes mal posicionados — nestes casos talvez seja necessária a correção ortodôntica com o aparelho dental prévio ao recobrimento com facetas;
  • dentes com pouca estrutura dental remanescente — para isso, o recobrimento total do dente com uma coroa de porcelana é mais indicado.

Como funciona o recobrimento dos dentes com a lente?

O primeiro passo para o recobrimento dos dentes com as lentes de contato de porcelana consiste em uma avaliação criteriosa da saúde bucal e de todos os atributos estéticos do sorriso. Confira:

Avaliação

Em um primeiro momento, a mordida do paciente é avaliada, a relação dos dentes da arcada superior e da inferior, o posicionamento individual de cada dente, e a presença de cáries e da saúde gengival.

Em seguida, por meio de um exame clínico e de fotografias é avaliado a cor, o comprimento, altura, largura e angulação dos dentes. Também é observado o tamanho e o formato da gengiva ao redor dos dentes, e as proporções entre eles.

As fotos dos dentes individuais e fotos do sorriso como um todo auxiliam na visualização da proporção entre dentes, gengiva e lábios.

Visualização dos moldes

Em seguida, são realizados os moldes dos dentes. Nestes modelos serão esculpidos uma prévia do novo formato. Esta fase de visualização das futuras lentes de contato de porcelana, permitem que o paciente enxergue as mudanças estéticas antes mesmo delas ocorrerem.

Neste momento também é avaliado com o paciente a cor desejada dos laminados de porcelana.

Uma vez aprovado este modelo prévio, inicia-se o tratamento dos dentes em si. Nos casos que são necessários, pequenos desgastes são realizados aos dentes para permitir a correta adaptação e nivelamento das facetas de porcelana.

Adaptação aos dentes

Ao final desta etapa, é realizado um novo molde que será usado para construção artesanal das facetas de porcelana.

A última etapa consiste na adaptação e cimentação final das facetas de porcelana aos dentes. Este tipo de tratamento estético dos dentes pode levar de 1 a 3 semanas.

#Fica a dica — Como escolher um especialista?

Como selecionar um dentista em odontologia estética? A experiência e a especialização nas diversas técnicas e materiais estéticos – combinadas com uma clara compreensão de seus objetivos e um diagnóstico com avaliação minuciosa – são fatores importantes para assegurar um belo sorriso.

Ao escolher especialista em estética para a criação de seu novo sorriso com as lentes de contato de porcelana, avalie a experiência do profissional, sua formação acadêmica, cursos de longa duração, faculdades e escolas de referência.

Além disso, leve em conta a personalidade do profissional, seus cuidados e sua filosofia de trabalho. Peça ao dentista especialista em estética, casos de pacientes tratados por ele mesmo. E depois, avalie os resultados de diversos tratamentos.

Pacientes bem informados possuem maior confiança e capacidade de decisão!