Entenda melhor sobre HPV e Saúde Bucal

InícioSaúde bucalEntenda melhor sobre HPV e Saúde Bucal

Tempo de leitura: 3 minutos

Vírus do papiloma humano (HPV), vulgarmente conhecido como o vírus que causa verrugas genitais e câncer cervical em mulheres, é cada vez mais reconhecido como uma causa de infecções que colonizam a parte de trás da boca (garganta), incluindo a base da língua e amígdalas.

O que é HPV?

O HPV é um vírus sexualmente transmissível. Há mais de 40 subtipos de HPV que podem infectar a área genital e a garganta (HPV tonsilar ou amidalar).

Com que frequência ocorre a infecção por HPV na garganta?

Um estudo americano descobriu que 7% da população entre 14 e 69 anos estão infectados com o HPV tonsilar. O mesmo estudo revelou que a prevalência tem aumentado significativamente ao longo das últimas três décadas, e que mais homens do que as mulheres têm infecção oral por HPV.

O subtipo mais frequente de HPV tonsilar é detectado HPV-16, um subtipo de alto risco do HPV para câncer da orofaringe. Cerca de dois terços dos cânceres de orofaringe têm DNA do HPV em si. No entanto a infecção com HPV-16, ocorre em cerca de 1% de homens e mulheres.

Como é HPV oral é adquirido?

As evidências sugerem fortemente que o HPV é predominantemente transmitido por contato sexual. Há suspeita de um aumento no sexo oral como a causa do aumento da prevalência da infecção pelo HPV, apesar de vários comportamentos sexuais parecem estar relacionados com a prevalência de HPV oral. O risco de infecção aumenta com um número crescente de vida ou parceiros sexuais recentes para qualquer tipo de comportamento sexual. Com 20 ou mais parceiros sexuais ao longo da vida, a prevalência da infecção oral por HPV atinge 20%. Fumantes também estão em maior risco do que os não-fumantes, com fumantes pesados ​​atuais em risco particularmente elevado.

Quais são os sinais e sintomas da infecção pelo HPV?

A maioria das pessoas com infecção oral por HPV não apresentam sintomas e, portanto, não percebem que estão infectadas e pode transmitir o vírus para um parceiro.

Quais são as consequências da infecção pelo HPV?

Infecção pelo HPV pode causar câncer da orofaringe. Um aumento na incidência de câncer de orofaringe tem contrastado com o aumento da prevalência da infecção pelo HPV. No entanto, a grande maioria das pessoas com infecções de HPV não desenvolvem câncer, porque os subtipos de HPV com os quais estão infectados não estão ligados ao desenvolvimento de câncer. Muitos cânceres de orofaringe não estão relacionados com a infecção pelo HPV, mas sim com o tabaco e álcool.

Existem sinais que são específicos para o câncer bucal HPV-positivo?

O primeiro sinal é muitas vezes tendo problemas com a deglutição. Outros sinais são:

• Tosse com sangue
  • Nódulo no pescoço ou no rosto, ou
  • Rouquidão que não desaparece

Infelizmente, estes sinais são tardios da doença.

Outros sinais e sintomas de câncer oral potenciais podem ser:

• Garganta inflamada
  • Mancha branca ou vermelha nas amígdalas
  • Mandíbula dor ou inchaço, e
  • Dormência da língua, entre outros

Como é a infecção pelo HPV pode ser diagnosticado?

Algumas lesões HPV cancerosas ou pré-cancerigenas podem ser detectados durante a triagem ou exame por um médico ou dentista, mas a maioria são encontrados por meio de testes em pessoas que já têm sinais ou sintomas.

Pode infecção pelo HPV tonsilar pode ser evitada?

A única maneira infalível de prevenir é se abster de sexo. Embora as vacinas têm sido desenvolvidas, que reduzem o risco de infecção por subtipos de HPV que são conhecidos como causadores de cancro do colo do útero, o seu efeito na prevenção de cancros da orofaringe ligados aos mesmos subtipos de HPV é desconhecida. Estas vacinas são vacinas profiláticas na medida em que pode evitar a infecção pelo HPV (eles não tratar uma infecção já existente), e, portanto, são recomendados antes de uma pessoa é sexualmente ativa.