Blog

Dente Encavalado — Quais os Possíveis Tratamentos?

InícioTratamentos para os dentesDente Encavalado — Quais os Possíveis Tratamentos?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já escutou a expressão popular “dente encavalado”? O nome designa a condição ortodôntica conhecida como o dentes apinhados, que caracteriza o desalinhamento da arcada dentária.

Muitas pessoas buscam tratamentos para alinhar os dentes, não só por fatores estéticos e para melhorar sua autoestima, como também, porque podem recuperar funções essenciais, por exemplo a dicção, mastigação e respiração.

Conheça mais sobre o assunto, suas causas e principais formas de tratamento, neste artigo da Benatti Odontologia!

Motivos que podem causar dentes encavalados

O dente encavalado ou apinhado pode ter diversas causas e cada paciente carrega as suas particularidades quanto ao grau dessa condição.

Geralmente, os principais motivos para dentes tortos são as seguintes:

  • hereditárias — o apinhamento dentário pode ocorrer devido ao mau posicionamento de seus dentes definido por fatores genéticos. Afinal, a hereditariedade pode determinar traços como espaço na boca, tamanho dos dentes, proporção dos ossos do maxilar e até malformações faciais;
  • hábitos adquiridos — mesmo que a sua genética seja favorável para dentes alinhados, alguns hábitos podem contribuir para o desalinhamento dos dentes, como: chupar o dedo, morder objetos, roer as unhas, pressionar a língua constantemente contra os dentes e o uso prolongado de chupetas em bebês;
  • traumas — apesar de ocorrerem com menos frequência, é possível desalinhar os dentes com traumas, lesões ou pancadas na região.

Tratamentos para o apinhamento dental

A ortodontia é a especialidade que trata o problema de desalinhamento dos dentes. O tratamento escolhido pelo dentista vai levar em conta diversos fatores específicos do paciente como idade, objetivos estéticos e grau de apinhamento dos dentes.

Por isso, o tempo de tratamento ortodôntico e até o tipo de aparelho variam devido às particularidades de cada pessoa.

As principais formas de correção de dentes encavalados são os aparelhos dentários. Além da correção de problemas na arcada dentária, e do alinhamento, o aparelho também pode fazer com que o resultado final do sorriso fique mais harmônico com as proporções da face.

Os aparelhos ortodônticos podem ser divididos em duas categorias:

Aparelhos fixos

Os aparelhos fixos são constituídos por bráquetes de metal ou cerâmicos, que podem, ou não, ser ligados por um fio metálico. A correção é feita pela força mecânica aplicada para o alinhamento do dente encavalado.

Atualmente, há modelos bem discretos que podem ser feitos com materiais diferentes, como a porcelana, o que pode oferecer mais conforto estético ao paciente.

Na modalidade fixa — que não é possível de retirar — há também a opção lingual, em que os braquetes ficam na parte interna dos dentes, e por isso, ficam ocultos para quem observa o sorriso do paciente.

Aparelhos móveis

São mais recomendados para crianças, por sua eficiência em tratar os problemas nas primeiras fases da vida. Pode ser utilizado após o tratamento com os aparelhos fixos para manter o alinhamento proporcionado.

Deseja conhecer mais sobre especialidades odontológicas? Então não deixe de acompanhar o blog da Benatti Odontologia!