Blog

Faceta de Resina ou Cerâmica? Saiba Como Escolher

InícioTecnologia odontológicaFaceta de Resina ou Cerâmica? Saiba Como Escolher

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe a diferença entre cerâmica ou faceta de resina? Com o avanço da odontologia estética, os materiais utilizados nos tratamentos variam cada vez mais em propriedades. Por isso, antes de fazer sua escolha, é preciso conhecer quais as características de cada uma e, com a ajuda do seu dentista, fazer a escolha adequada!

Conheça mais sobre estes materiais de facetas dentárias!

Faceta de resina ou cerâmica — o que são?

As facetas dentárias são materiais de espessura fina que podem ser comparadas à laminados e possuem compatibilidade com dentes naturais.

São muito utilizadas na odontologia estética para mudar a aparência do sorriso, levando em conta os objetivos do paciente. Elas são totalmente personalizadas e aplicadas na parte externa dos dentes.

Além disso, essas facetas podem corrigir uma grande variedade de problemas, que muda de paciente para paciente, como:

  • alinhar os dentes;
  • alterar a cor e o formato do sorriso;
  • esconder imperfeições.

As facetas podem ser feitas de materiais distintos, como a faceta de resina ou a de cerâmica — mais conhecida como porcelana.

Na hora de escolher qual material é mais adequado para você, é preciso conhecer as caraterísticas de cada um deles. Confira:

Características da resina

A faceta de resina é um material muito utilizado para tratamentos estéticos mais rápidos. Isso porque elas podem ser colocadas durante somente uma visita ao dentista, e, geralmente, requerem menos desgaste do dente na hora da colocação.

Elas podem ser indicadas para pequenas melhorias no formato, como:

  • espaçamento entre os dentes;
  • clareamento da cor;
  • dentes trincados ou com parte quebradas.

Existem diversos tipos de resina no mercado, porém, de maneira geral, a faceta feita desse material tem um tempo de duração menor do que a de cerâmica (ou porcelana).

Como funciona a faceta de cerâmica?

A faceta de cerâmica ou porcelana é utilizada frequentemente para transformações mais marcantes nos dentes, como:

  • mudança de formato;
  • clareamento mais significativo para dentes muito escurecidos e manchados;
  • alinhamento de diversos tamanhos;
  • recuperação de desgastes ocasionados pelo bruxismo;
  • fechar espaços.

Além disso, com a faceta de cerâmica, é possível ter um leque amplo de formatos para escolher, pois esse material pode ser totalmente personalizável e único para cada paciente.

Apesar de toda faceta dentária precisar ser substituída caso ocorra algum dano, as de cerâmica podem ser mais duráveis do que a de resina. Também apresentam, na maioria dos casos, maior resistência às manchas, mantendo a cor uniforme.

Como escolher a opção de faceta dentária ideal?

Agora que você conhece um pouco mais sobre as principais características da faceta de resina e porcelana, já pode ter mais clareza na hora de escolher o modelo que deseja aplicar.

Porém, é importante ressaltar que essa decisão não deve ser feita sozinha. Sempre leve em consideração a opinião profissional do seu dentista, que vai indicar o melhor tratamento considerando os seus desejos e necessidades.

Quer conhecer mais sobre tratamentos dentários? Continue navegando no blog da Benatti Odontologia ou confira as especialidades da clínica em 1º lugar em São Paulo e no Brasil em expertise, serviços, infraestrutura e gestão odontológica!