O aparelho lingual é colocado em ambos os dentes superiores e inferiores?

Sim, o aparelho lingual pode ser colocado em ambas as arcadas. Outra alternativa é a colocação do aparelho lingual na arcada superior e o aparelho estético nos dentes inferiores.

É mais difícil se adaptar ao Aparelho lingual do que ao aparelho dentário comum?

Ambos os aparelhos necessitam de um período de adaptação. A grande diferença é que no início o aparelho lingual afeta a mais a língua, enquanto que o aparelho dentário comum afeta mais os lábios e bochechas. Este período dura normalmente entre um e quatro semanas.

Os resultados finais com o aparelho lingual são iguais aos do aparelho dentário comum?

Sim. Qualquer tratamento ortodôntico tem como objetivo um posicionamento dos dentes que promove uma boa estética e uma boa funcionalidade dos dentes durante a mastigação.

O aparelho lingual pode ser indicado como aparelho para o tratamento ortodôntico a partir de qual idade?

O aparelho lingual pode ser usado em pacientes que apresentam todos os dentes permanentes presentes, portanto deve ser indicado a partir dos 13 anos de idade.

Como se parece o aparelho lingual?

O aparelho lingual apresenta um design completamente diferente do aparelho dentário comum. As bases dos braquetes são contornados de tal forma que para possam aderir e adaptar a face interna dos dentes.  Diversas marcas de braquetes são comercializadas atualmente, no entanto o formato do braquete encontra-se em duas formas mais comum: um com o desenho do braquete customizado e confeccionado de forma individual para cada paciente e outro que um formato padrão.

O tratamento com o aparelho lingual é mais longo quando comparado ao aparelho dentário comum?

Indiferentemente do tipo de aparelho utilizado, o tempo de tratamento depende do tipo de má oclusão que o paciente apresenta isto é o tipo de mordida torta e apinhamento dentário. Além disso, a cooperação do paciente em evitar a quebra constante do aparelho, manter uma higiene bucal adequada e manter as consultas em dia, mantém o tratamento dentro do tempo previsto. Cada tratamento é baseado em um plano de tratamento abrangente e individualmente personalizado. Em média o tempo de tratamento pode demorar entre 6 a 24 meses.

O aparelho lingual afeta a pronuncio/fala?

É comum uma mudança na pronuncia de alguns sons da fala durante o tratamento com o aparelho lingual. Isto geralmente melhora após um período inicial de adaptação que pode levar de 1 a 4 semanas.

Como é feita a higiene do aparelho lingual?

A higiene do aparelho lingual deverá ser realizada com maior atenção do que como seria feito normalmente. Devido ao fato dos braquetes estarem colados na face interna dos dentes, ocorre uma maior acumulo de restos alimentares e consequentemente um maior risco de formação da placa bacteriana. O uso correto da escova de dente e principalmente do fio dental diminuirá o acúmulo de resíduos. É muito importante que o paciente realize uma limpeza profissional periodicamente. Aconselhamos que esta limpeza seja feita a cada seis meses.

Quais alimentos devem ser evitados enquanto estiver usando o aparelho lingual?

Alguns alimentos devem ser evitados durante todo o tratamento ortodôntico com o aparelho lingual. Alimentos duros e pegajosos como pipocas, nozes, pães muito duros, chicletes e balas tipo caramelo, são bons exemplos de alimentos que podem danificar o aparelho e consequentemente atrasar o tratamento. Há boas chances de outros alimentos como alfaces e algumas frutas não danificarem o aparelho lingual, mas se enroscarem com maior facilidade.

O aparelho lingual dói?

Semelhantemente ao aparelho dentário convencional, as ativações do aparelho lingual podem provocar algum tipo de desconforto nos primeiros dias. Este desconforto é resultado da movimentação dos dentes. No entanto, nem toda a ativação provoca dor ou desconforto. O ideal é de que as ativações sejam o mais leve possível, promovendo o movimento ideal dos dentes com o mínimo de desconforto.

Qual a sensação da boca ao usar o aparelho lingual?

No início, o paciente pode ter a sensação de que está com a boca cheia! Em alguns casos os dentes de cima não se encostam aos dentes de baixo, pois o que encosta primeiro é os braquetes do aparelho lingual. No início pode acontecer do paciente machucar um pouco a língua. Por isso, o ideal é o paciente utilizar a cera protetora até que a língua se reeduque e uma nova posição de conforto. Esta fase de adaptação geralmente é a, mas desconfortável para o paciente. No entanto, a grande maioria dos pacientes se adapta entre uma e quatro semanas.

Entre em contato conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu email (obrigatório)

Telefone para contato

Tratamento de interesse