Av. Paulista, 925 - 13o andar São Paulo - SP
Emergência

Prótese Dentária Fixa

O que é prótese fixa dentária?

InícioTratamentos DentáriosOdontologia Restauradora – Perda de DentesPrótese Dentária Fixa

Recuperar a saúde e estética dos dentes é um assunto muito importante para a maioria das pessoas, e há várias técnicas da odontologia restauradora que podem ajudar! Conheça as principais vantagens da prótese dentária fixa e para quem esse tratamento é indicado.

  • prótese fixa clínica benatti odontologia
  • prótese fixa clínica benatti odontologia
  • prótese fixa clínica benatti odontologia

O que é prótese dentária fixa ?

A prótese dentária fixa é uma substituição dos dentes que foram perdidos devido à destruição coronária ou a restauração de dentes submetidos a um tratamento de canal, o que pode conferir maior resistência ao dente. 

A restauração através da prótese fixa pode restabelecer apenas um dente — uma prótese fixa unitária — ou vários dentes, chamada de ponte fixa ou prótese parcial fixa.

Este modelo de prótese dentária é durável?

A durabilidade de uma prótese dentária  fixa depende de inúmeros fatores, entre eles a experiência e a habilidade do cirurgião dentista e o seu conhecimento da especialidade protética. 

Também deve ser considerada a qualidade dos materiais da clínica odontológica nas etapas de preparo, moldagem e cimentação da prótese dentária fixa. 

Outro fator é a qualidade dos materiais utilizados na confecção da prótese pelo laboratório protético. Esses pontos estão diretamente ligados ao profissional da área. 

Diversos outros aspectos também são levados em consideração, como:

  • higiene bucal do paciente e os seus cuidados;
  • frequência das consultas periódicas para a manutenção da prótese dentária fixa e dos tecidos que a apoiam.

Nesses casos, uma prótese dentária fixa, seja ela parcial ou unitária, tem um prognóstico de durabilidade muito boa.

Quando é indicada? 

A prótese dentária fixa deve ser indicada para dentes que sofreram uma grande perda coronária devido à destruição por cárie, trauma, ou restaurações de amálgama ou resina muito extensas com infiltrações. 

Em alguns casos, nos quais o dente foi submetido a um tratamento de canal, o seu recobrimento coronário por uma prótese fixa tem como objetivo prevenir a fratura do dente devido ao esforço da mastigação. 

Já a prótese fixa parcial, que é formada por dois ou mais dentes, é indicada no caso da ausência ou da perda de um ou mais dentes, substituindo vários dentes. 

Devido ao fato desta prótese ser apoiada em vários dentes, o seu uso tem diminuído com a alternativa pela prótese sobre implante.

Como fazer a limpeza da prótese parcial?

Apesar da prótese — seja ela feita de metal ou de porcelana — não ser sujeita a cárie, o acúmulo de placa no encontro da gengiva com o dente acontece da mesma forma como um dente natural. 

Portanto, os cuidados de higiene bucal da prótese dentária fixa são os mesmos de uma dentição natural. 

Uma adequada técnica de higienização com escova de dentes e creme dental, e o uso do fio dental são fundamentais para a longevidade da prótese. A deficiência na limpeza ou a falta dela compromete a longevidade do material.

É preciso tratamento de canal nos dentes de suporte para a colocação da prótese?

A necessidade do tratamento de canal do dente depende dos seguintes fatores: 

  • extensão da cárie;
  • remanescente de estrutura sadia;
  • nível de comprometimento da polpa do dente;
  • grau e extensão das restaurações preexistentes;
  • sensibilidade do dente;
  • espaço necessário para a confecção e cimentação da prótese fixa, entre outros. 

Esses fatores devem ser levados em consideração antes do início da prótese fixa.

Uma vez que há necessidade do tratamento de canal do dente e a prótese já foi cimentada, deve-se removê-la, realizar o tratamento de canal e confeccionar uma nova prótese. 

Portanto, em alguns casos, torna-se necessário o tratamento de canal antes do início do tratamento protético.

De que é feita?

A prótese dentária fixa pode ser feita de metal, de metal revestido com resina, de metal revestido com porcelana ou inteiramente de porcelana. Essa última é chamada de prótese metal-free.

Demora para colocar? 

O tratamento protético com esse tipo de restauração leva em média de duas a três consultas, mas pode variar de acordo com o quadro do paciente. 

  • primeira consulta — é realizado um preparo prévio do dente e colocado um dente provisório, semelhante ao dente final;
  • segunda consulta — feita a moldagem do dente e a confecção de um modelo do paciente que é, então, encaminhado ao laboratório de prótese;
  • terceira consulta — a prótese dentária fixa está pronta para a cimentação. Durante essa terceira etapa, a prótese pode necessitar de alguns ajustes. Sendo assim, ela é enviada novamente ao laboratório para receber um novo polimento e então é cimentada em uma consulta seguinte.

Casos que exigem uma reabilitação extensa — nos quais mais de três ou quatro dentes receberão próteses — necessitam de mais consultas devido à quantidade de dentes a serem restaurados. 

Mais importante que o número de consultas, é que cada etapa de confecção prova e cimentação da prótese seja feita de forma cuidadosa, observada com detalhes e aceitação do paciente e do cirurgião dentista

Apressar ou pular qualquer etapa do tratamento certamente prejudicará o resultado final.

O paciente fica sem os dentes enquanto a prótese é confeccionada?

Não, durante o tratamento para colocação da prótese dentária fixa, é utilizado um dente provisório, feito em resina acrílica e cimentado de forma temporária, o que permite a sua remoção na consulta seguinte.

Porque substituir o dente perdido por uma prótese? 

A ausência de um ou mais dentes pode promover uma instabilidade da mordida, movimentando os dentes vizinhos ao espaço ou até mesmo alterando todo o sistema dento esquelético facial. Isso pode causar desconforto na articulação tempo-mandibular e alterações estéticas faciais. 

Os dentes são importantes para a mastigação, para a fala e para expressar emoções através do sorriso.

Dentes perdidos provocam uma diminuição na capacidade mastigatória, o que pode prejudicar o trituramento dos alimentos e, consequentemente, gerar menor absorção dos nutrientes devido à dificuldade de digestão e absorção do bolo alimentar. 

A perda dos dentes também leva a alteração na fonética, isto é, na sonoridade das palavras ao conversar. Certamente, também pode provocar um profundo dano na autoestima do paciente, impossibilitando-o de interagir naturalmente com outras pessoas.

Se você deseja conhecer melhor a gama de tratamentos da Benatti Odontologia, confira as especialidades do consultório ranqueado em primeiro lugar em São Paulo e no Brasil em expertise, serviços, infraestrutura, e gestão odontológica!

Perguntas mais lidas sobre Odontologia Restauradora