(11) 3251 - 0228
Você sabe o que é uma prótese sobre implante? Esse tratamento atualmente é um dos principais avanços da odontologia restauradora para recuperar dentes perdidos e recuperar o sorriso.
Confira mais sobre o processo e sua relação com os implantes dentários!
Prótese sobre implante e implantes dentários — qual a diferença?
Implantes dentários funcionam como raízes artificiais ou parafusos presos ao tecido do osso, sobre os quais se fixam a prótese sobre implante.
Embora a substituição de um dente seja conhecida popularmente como implante dentário, na realidade, esse tratamento envolve dois elementos: o implante dentário propriamente dito — que é o parafuso de titânio fixado ao osso — e a prótese sobre implante, que é a coroa dentária fixada sobre o parafuso.
Veja os tipos de prótese abaixo!
Quais as vantagens da prótese parafusada?
A maior vantagem da prótese sobre implante parafusada é a facilidade de remoção, quando necessária.
Esse tipo de prótese pode ser desparafusada durante as consultas de profilaxia e limpeza dentária, facilitando a higienização da área peri-implantar, isso é, a gengiva ao redor do parafuso.
Outra vantagem da prótese sobre implante parafusada é a necessidade de troca da coroa no caso de quebra ou fratura, ou até mesmo por desgaste. O implante dentário permanece em posição fixa no osso e somente a coroa é substituída.
Na escolha entre uma prótese parafusada ou cimentada deve-se levar em conta situações clínicas específicas, como o espaço necessário para a reabilitação protética, a inclinação do implante inserido no osso e a profundidade gengival do implante.
A prótese é melhor que a ponte móvel ou a dentadura?
Tanto a ponte móvel como a dentadura apresentam algumas desvantagens, entre elas a retenção de resíduos alimentares e acúmulo de placa bacteriana. Na maioria dos casos, esse tipo de prótese apresenta mobilidade, alterando a mastigação e a fala.
A prótese sobre implante pode apresentar as vantagens de não soltar durante a mastigação e, em diversos casos, proporcionar maior equilíbrio e eficiência mastigatória.
Esse tipo de tratamento dentário também pode permitir uma melhor fonética devido à maior fixação da prótese.
Outro grande benefício que apresenta uma possibilidade positiva é a manutenção e preservação do tecido ósseo devido à função biomecânica exigida pela prótese.
Deseja conhecer mais sobre os benefícios e diferenças de tratamentos dentários? Acompanhe o blog da Benatti Odontologia!