Uso do Fio Dental

InícioPerguntas Frequentes Odontologia PreventivaUso do Fio Dental

O uso do fio dental é necessário para limpeza dos dentes?

Sim. O fio dental complementa a higiene bucal. Resíduos e acúmulo de restos alimentares entre os dentes e abaixo da linha de gengiva não são removidos apenas com a escova dentária. O fio dental é responsável pela limpeza das regiões onde a escova não alcança. Não há diferença entre o fio dental e a fita dental, ambos exercem a mesma função.

Quando passo fio dental, a minha gengiva sangra. O que fazer?

Ao usar o fio dental, a gengiva pode sangrar um pouco. Não se assuste e nem deixe de usar o fio dental. O sangramento é característico de uma inflamação local devido ao acumulo de placa bacteriana. Quanto mais você realizar a limpeza com o fio dental, a inflamação cessará e o sangramento também.

Como deve ser usado o fio dental

– Corte um pedaço de fio dental, 30 a 40 centímetros de comprimento, e amarre-o ao em cada dedo médio, deixando 10 centímetros entre os dedos.

– Limpar as superfícies laterais de cada dente deslizando o fio dental para cima e para baixo, para remover a placa bacteriana sobre estas superfícies.

– Não bater o fio dental na gengiva, pois isso pode machucá-la, causando sangramento. Fazer movimentos suaves.

– Deslizá-lo até a base do dente e então ultrapassar a linha de junção do dente com a gengiva, limpando o espaço localizado abaixo da gengiva.

– Reajustar o fio dental para usar uma parte limpa, para cada dois dentes.

– Para remover o fio do meio dos dentes, use movimentos de trás para frente.

– Inicialmente, a gengiva pode sangrar com o uso do fio dental. O uso contínuo do fio dental remove o acúmulo de resíduos e placa bacteriana, diminuindo o sangramento local.