O que são implantes dentários?

Implantes dentários funcionam como raízes artificiais ou parafusos presos ao tecido do osso, sobre os quais se fixam a prótese sobre implante. Embora a substituição de um dente seja conhecida popularmente como implante dentário, na realidade, esse tratamento envolve dois elementos: o implante dentário propriamente dito, que é o parafuso de titânio fixado ao osso e a prótese sobre implante, que é a coroa dentária fixada sobre o parafuso.

protese sob implante 1 protese sob implante 2 protese sob implante 3

Quais os tipos de prótese sobre implante?

A prótese sobre implante pode ser fixa ou removível. A prótese sobre implante fixa é cimentada ou parafusada e só pode ser removida pelo dentista. A prótese sobre implante móvel é presa ao implante através de encaixes e pode ser removida pelo paciente para higienização.

Quais as vantagens da prótese sobre implante parafusada?

A maior vantagem da prótese sobre implante parafusada é a facilidade de remoção, quando necessária. Esse tipo de prótese sobre implante pode ser desparafusada durante as consultas de profilaxia e limpeza dentária, facilitando a higienização da área peri-implantar, isso é, a gengiva ao redor do parafuso. Outra vantagem da prótese sobre implante parafusada é a necessidade de troca da coroa no caso de quebra ou fratura, ou até mesmo por desgaste. O implante dentário permanece em posição fixa no osso e somente a coroa é substituída.  Na escolha entre uma prótese sobre implante parafusada ou cimentada deve-se levar em conta situações clínicas específicas, como o espaço necessário para a reabilitação protética, a inclinação do implante inserido no osso e a profundidade gengival do implante.

A prótese sobre implante é melhor que a ponte móvel ou a dentadura?

Tanto a ponte móvel como a dentadura apresentam algumas desvantagens, entre elas a retenção de resíduos alimentares e acúmulo de placa bacteriana. Na maioria dos casos, esse tipo de prótese apresenta mobilidade, alterando a mastigação e a fala.  A prótese sobre implante tem a vantagem de não soltar durante a mastigação e proporcionar maior equilíbrio e eficiência mastigatória. Esse tipo de prótese dentaria também permite uma melhor fonética devido a ausência de mobilidade durante a fala. Outro grande benefício é a manutenção e preservação do tecido ósseo devido à função biomecânica exigida pela prótese.