Blog

Dentes Amarelados — 6 Maneiras de Evitar Este Mal

InícioSaúde bucalDentes Amarelados — 6 Maneiras de Evitar Este Mal

Um sorriso branco e brilhante é fonte de autoconfiança para a maioria das pessoas. Mas, apesar de querer um sorriso mais radiante, pode ser que você esteja aderindo a hábitos que deixam seus dentes amarelados.

Para agir de forma preventiva e diminuir o amarelamento ao longo do tempo, confira algumas dicas que você pode começa a seguir ainda hoje!

O que deixa os dentes amarelados?

Você já deve ter escutado que certas comidas e bebidas causam manchas e, por consequência, dentes amarelados. Mas esta é apenas uma parte da história.
Hábitos como fumar e tomar café preto afetam a parte externa dos dentes, conhecida como esmalte. Quando se fala em clareamento dentário, geralmente é essa parte que será tratada para a retirada de manchas.

Abaixo do esmalte, seus dentes também possuem uma camada chamada de dentina. Essa parte é viva e pode envelhecer precocemente, assim como a pele de alguém que se expõe demais ao sol — ou seja, pode aparentar ser mais velha do que a sua idade real.

Essa parte mais interna dos dentes é mais difícil de clarear.Por isso, a alternativa mais simples é cuidar muito bem do seu sorriso de forma preventiva. Veja como!

Retarde o envelhecimento dentário

Antes de pensar em um clareamento para deixar seu sorriso mais radiante, primeiro trabalhe com a prevenção de um envelhecimento acelerado da dentina, a parte mais difícil de tratar. Confira as dicas!

  1. trate o bruxismo — rangir os dentes enquanto dorme é sinal de que você tem bruxismo. Tratar esse mal é muito importante, pois aplicar uma pressão desnecessária pode ocasionar o envelhecimento prematuro e dentes amarelados;
  2. tenha mais saúde — uma dieta saudável, praticar exercícios físicos e ter uma vida mais tranquila tem um impacto positivo no retardamento do envelhecimento físico, e isso inclui também a saúde de seus dentes;
  3. previna-se de acidentes — se proteja contra traumas! Quedas e acidentes enquanto pratica esportes são bastante comuns e levam os dentes lesionados a morrerem mais rápido, o que pode ser causar o amarelamento.

Cuide também do esmalte dos dentes!

Cuidados diários na parte externa também impactam positivamente e evitam os dentes amarelados. Confira!

  1. higiene bucal é prioridade — essa é uma das dicas mais simples, mas que muitos deixam de lado. É crucial ter uma rotina de higiene para saúde bucal, assim você evita o acúmulo de placa bacteriana, além de cáries e diversos outros problemas que podem amarelar o seu sorriso;
  2. evite certos alimentos — consumo em excesso sempre faz mal. Alimentos como vinho tinto, molho de tomate, chás, café, sucos, refrigerante e produtos industrializados podem gerar manchas no esmalte. Por isso, o melhor é a moderação;
  3. pare de fumar — o fumo é uma das principais causas de amarelamento, além de ser prejudicial à saúde e abrir as portas para o desenvolvimento de outras doenças.

Além disso, aspectos genéticos ou o uso de determinados antibióticos também podem ocasionar as manchas.

Se você sofre com este problema e deseja tratar seus dentes amarelados, conheça os serviços de clareamento da Benatti Odontologia, que está há mais de 40 anos atendendo e cuidando de sorrisos!

Para mais dicas valiosas não deixe de acompanhar o blog!