Benatti Odontologia e a biossegurança nos atendimentos clínicos

InícioCovid-19

Pensando na segurança dos nossos pacientes, a Benatti Odontologia adotou uma série de medidas para tornar o seu atendimento ainda mais seguro e fortalecer o controle de infecção durante a consulta. Assim, você que está buscando dentista atendendo na quarentena não precisará se preocupar com os perigos da covid-19.

Confira as nossas ações!

Novas políticas de agendamento para o dentista atendendo na quarentena

Os dias liberados para consulta foram reduzidos e os horários de agendamento sofreram maior espaçamento para evitar aglomeração de pessoas na sala de espera.

Além disso, para aqueles que são do grupo de risco, a nossa recomendação é que só saiam de casa em situações excepcionais. Só realizaremos atendimentos para aqueles que estejam em condições emergenciais — nesse caso, com a vida em risco — e de urgência — complicações causadas por acidentes. Os demais procedimentos devem ser adiados.

Para identificar o que é uma urgência ou emergência, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo definiu os seguintes exemplos:

Emergências

• sangramentos de difícil controle;
  • infecções bacterianas difusas, com aumento de volume (edema) de localização intra-oral ou extra-oral;
  • traumatismo envolvendo os ossos da face;

Urgências

• dor aguda decorrente de inflamações;
  • dor relacionada a processos infecciosos;
  • alveolite pós-operatória;
  • abscessos (dentário ou periodontal) ou infecção bacteriana;
  • fratura de dente;
  • trauma dental;
  • tratamento odontológico necessário prévio a procedimento médico crítico;
  • fixação de coroas ou próteses fixas caso esteja solta, perdida, quebrada ou causando dor e/ou inflamação gengival;
  • biópsia;
  • remoção de suturas;
  • cáries extensas;
  • ajuste ou reparo de próteses removíveis que estejam causando dor;
  • finalização ou troca para medicação intracanal para tratamentos endodônticos já iniciados;
  • ajuste, troca ou remoção do arco ou dispositivo ortodôntico que estejam prejudicando a parte interna bucal;
  • mucosites orais;
  • necroses orais;
  • problemas de DTM: travamento aberto, travamento fechado súbito e dor paroxística de início recente.

Recepção dos pacientes

Ao chegar, o paciente terá sua temperatura medida por um termômetro infravermelho. Além disso, apesar de a recomendação geral ser de que todas as pessoas saiam de casa usando sua própria máscara, caso seja preciso, oferecemos o item para proteção.

Também pedimos que o paciente lave as mãos com água e sabão e que seja colocado um propé — um Equipamento de Proteção Individual (EPI) que deve ser calçado sobre os sapatos para evitar que as eventuais bactérias contidas na sola se espalhem pelo consultório.

Já na sala de espera, organizamos o local para que seja possível obedecer as recomendações de distanciamento social. Inclusive, teremos no consultório, no máximo, três pessoas de cada vez.

Higiene

Reforçamos as medidas de limpeza dentro do consultório. Usamos hipoclorito 5% — ou seja, água sanitária — que é a solução mais recomendada para fazer desinfecção e esterilização de ambientes. Ao final de cada consulta é realizada a higienização no local, que demora, em média, 15 minutos para ser finalizada.

Também disponibilizamos dispensers com álcool em gel e pia com água e sabonete líquido tanto para pacientes quanto para nossos funcionários.

Checagem de sintomas

Antes de iniciar a consulta, o dentista atendendo na quarentena deve seguir o protocolo do Conselho Federal de Odontologia de coletar informações do paciente por meio da anamnese — procedimento que consiste no preenchimento de um formulário de perguntas relacionados à saúde de quem será atendido.

Caso haja a constatação de que o paciente apresenta sintomas que podem indicar a presença da covid-19, interrompemos o atendimento e recomendamos a ida a um médico para solicitar um teste.

Segurança de atendimento

Já na consulta, os dentistas estarão usando EPIs para dar maior segurança tanto dos profissionais quanto ads pacientes. São eles:

• máscaras de biossegurança nível hospitalar ;
  • óculos de proteção;
  • face shield — uma espécie de viseira que protege o rosto inteiro;
  • aventais;
  • luvas cirúrgicas.

Quanto aos instrumentos utilizados, são adotadas as medidas já usuais de biossegurança de material, com lavagem e esterilização depois do uso.

Marque uma consulta com a Benatti Odontologia

Viu como não é preciso ter medo de ir ao dentista? Todas as precauções estão sendo tomadas para que ninguém se prejudique e todos possamos sair dessa!

Inclusive, pensando na saúde de nossos funcionários, transferimos a secretaria para o modelo de trabalho home office.

Portanto, para entrar em contato e fazer o agendamento, estamos utilizando o número (11) 94914-6785 — também disponível para troca de mensagens via WhatsApp!

Enviar mensagem agora

Ligue ou mande uma mensagem agora mesmo e marque o seu horário com um dentista atendendo na quarentena na Benatti Odontologia! Para saber mais sobre as especialidades e o tipo de tratamentos oferecidos, continue navegando em nosso site ou fale conosco!