O que é a cirurgia de implante dentário?

A cirurgia de implante dentário consiste na instalação de implantes de titânio no osso da maxila ou da mandíbula. Confira nossa entrevista na revista Plástica e Beleza.

 implante dentário 1 implante dentário 2implante dentário 3 implante dentário 4

Todo tipo de implante dentário é feito através da cirurgia de implante?

Sim, todo procedimento de implante dentário tem que, necessariamente, passar pela fase da cirurgia de implante, pois para colocação dos pinos é preciso abrir a gengiva e fazer orifícios nos ossos. Em alguns casos, também é necessário fazer a cirurgia de implante ósseo ou enxerto ósseo, como é mais facilmente conhecida para depois poder fazer a cirurgia de implante dentário.

Existe contra indicação para a cirurgia de implante dentário?

Não, não existem contra indicações para pacientes que desejam fazer a cirurgia de implante dentário. Há, porém, pacientes que não apresentam estado de saúde adequado ou ideal para uma cirurgia de implante dentário. Nesses casos, o cirurgião faz uma avaliação das condições sistêmicas (com pedidos de exames laboratoriais) e das condições locais. Com isso, o profissional poderá indicar ou não a cirurgia de implante dentário, ou um momento mais oportuno para sua realização.

E como é feita a cirurgia de implante dentário?

A cirurgia de implante dentário já foi um procedimento mais complicado, mas com os estudos e avanços constantes das técnicas de cirurgia de implante, esse procedimento fica cada vez mais simples e seguro. As novas técnicas para cirurgia de implante dentário diminuem o tempo do procedimento e o tempo de recuperação do paciente após a cirurgia. A cirurgia de implante dentário é feita atualmente no próprio consultório dentário, com anestesia local e sem sofrimento para o paciente.

O primeiro passo na cirurgia de implante dentário é fazer uma pequena incisão na gengiva para que o dentista possa ver o osso, é necessário que o dentista crie um bom acesso ao osso para poder continuar a cirurgia de implante.

O segundo passo da cirurgia de implante é fazer a perfuração do osso para que ele receba o implante. Esta perfuração é feita com brocas de alta precisão para que não ocorram danos ao osso e para que o orifício aberto fique no tamanho exato do implante selecionado pelo dentista.

O terceiro passo na cirurgia de implante é inserir o pino no leito aberto durante o procedimento anterior da cirurgia de implante.
Na quarta parte da cirurgia de implante é feita a sutura do local para que se preserve o implante e a saúde bucal.

Depois desta fase da cirurgia de implante é necessário que o paciente aguarde o tempo de cicatrização e osseointegração óssea para que o pino implantado fique fixo e seguro no lugar. Esta recuperação pós cirurgia de implante pode levar de 2 a 6 meses.
Não, na maior parte dos casos a recuperação da cirurgia de implante é indolor. Somente nos primeiros dias pode haver um incômodo devido ao procedimento, mas são dores que passam com analgésicos fracos.