(11) 3251 - 0228
Tempo de leitura: < 1 minuto
Episódios esporádicos de apertamento em muitos casos, o tratamento não é necessário. No entanto, se o problema persistir, as opções de tratamento incluem uma abordagem odontológica e ou associação a medicamentos.
- Placa de bruxismo ou placa interoclusal: A placa para bruxismo é projetada de forma a evitar que o dentes se toquem, aliviando a dor mastigatório e o desgaste dos dentes. Ela deve ser feita de acrílico rígido e se encaixam sobre os dentes superiores e inferiores.
- Correção da mordida: O uso do aparelho ortodôntico pode ser necessário para a correção do posicionamento dos dentes, distribuindo de forma uniforme todo o esforço da mastigação. Em casos mais graves – quando o desgaste do dente provoca sensibilidade ou a incapacidade de mastigar corretamente – o seu dentista poderá ter de restabelecer as superfícies de mastigação dos seus dentes através de diversos tipos de restaurações.
Associação a outras terapias:
- Diminuição do estresse: Aconselhamento ou estratégias que promovem relaxamento, como o exercício ou meditação podem ajudar no relaxamento.
Medicações
- Relaxantes musculares
- Onabotulinumtoxin (Botox). Injeções de Botox podem ser indicadas nos casos severos que não respondem aos tratamentos anteriores.
Autocuidado podem ajudar a prevenir ou tratar o bruxismo:
- Reduzir o stress. Ouvir música, tomar um banho quente ou exercício pode ajudá-lo a relaxar e pode reduzir o risco de desenvolver o bruxismo.
- Evite substâncias estimulantes à noite. Não beba café com cafeína ou chá com cafeína depois do jantar, e evitar o álcool e tabagismo durante a noite, pois podem piorar bruxismo.
- Pratique bons hábitos de sono. Obter uma boa noite de sono, pode ajudar a reduzir o bruxismo.
- Exames dentários periódicos. Exames dentários são a melhor maneira de identificar bruxismo. Seu dentista pode detectar sinais de bruxismo em sua boca e mandíbula com visitas regulares e exames.