Blog

Facetas Ou Lentes De Contato? Qual Escolher?

InícioTecnologia odontológicaFacetas Ou Lentes De Contato? Qual Escolher?

Tempo de leitura: 2 minutos

A dúvida sobre escolher as facetas ou lentes de contato como tratamento para os dentes é algo bastante comum, já que ambas são feitas do mesmo material. Então, qual é a diferença entre elas e qual é a mais indicada para você?

Neste artigo, a Benatti Odontologia vai sanar as questões mais comuns para que você, junto com um profissional, possa fazer a decisão mais assertiva na hora de escolher um tratamento. Confira!

Facetas ou lentes de contato — por que colocar?

As facetas ou lentes de contato são tratamentos possíveis graças ao desenvolvimento da odontologia estética, que utiliza a tecnologia para produzir materiais muito parecidos com os dentes naturais.

Desta forma, as restaurações e reconstruções são mais precisas e se alinham de maneira mais satisfatória aos objetivos dos pacientes.

Tanto a faceta quanto as lentes são feitas de porcelana, um material resistente que se assemelha ao vidro, e que imita características como brilho, cor e até o reflexo dos seus dentes naturais.

O material serve para cobrir a parte frontal do dente. Você pode escolher esses tratamentos se deseja:

  • esconder ou uniformizar imperfeições (desgastes, dentes tortos ou quebrados);
  • mudar o formato dos dentes;
  • alterar o tamanho;
  • clarear a cor do sorriso.

Qual a diferença entre facetas e lentes?

Os tratamentos se distinguem em dois pontos principais:

  • espessura — as facetas são materiais mais espessos e, por isso, indicadas para pessoas que possuem problemas agravados nos dentes, como manchas escuras, restaurações anteriores e grandes desalinhamentos. As lentes, por sua vez, já ganharam esse nome por serem mais finas e ideais para correções mais pontuais, como clareamento ou mudanças no formato dos dentes;
  • necessidade de desgaste na colocação — as facetas demandam um desgaste maior dos dentes para serem colocadas, enquanto as lentes não requerem tanto preparo.

Para quem é contraindicado?

Há alguns casos em que ambos os tratamentos — facetas ou lentes de contato — não são indicados. Isso acontece porque os dentes do paciente podem estar comprometidos e, assim, vão precisar primeiramente de outros tipos de tratamentos.

São esses os casos de pessoas com dentes mal posicionados, com pouca estrutura remanescente ou com a saúde bucal precária.

Quais os cuidados necessários ao colocar facetas ou lentes de contato nos dentes?

Para manter a qualidade dos materiais é preciso se dedicar aos cuidados normais que você já tinha com os dentes. Ou seja, utilizar o fio dental, fazer uma escovação após as refeições e evitar ou ter mais cautela ao mastigar alimentos muito duros.

Além da higiene bucal, é importante realizar uma visita de rotina ao seu dentista para que ele faça um limpeza preventiva ou recomende outras melhorias.

Quer conhecer mais tratamentos disponíveis para melhorar o seu sorriso? Confira os demais conteúdos no blog da Benatti Odontologia, a clínica ranqueada em primeiro lugar em expertise, infraestrutura, serviços e gestão odontológica do Brasil!