Aparelho Dentário Invisalign – Aparelho Invisível

Quais são as principais vantagens do aparelho estético Invisalign?

InícioTratamentos DentáriosAparelho DentárioAparelho Dentário Invisalign – Aparelho Invisível

A preocupação com a aparência e o conforto durante o tratamento ortodôntico é um dos principais motivos que levam os pacientes a optarem pelo aparelho Invisalign. Afinal, além de um sorriso mais alinhado, é um aparelho praticamente invisível e muito fácil de usar. 

É por isso que, atualmente, pode ser uma das principais alternativas aos  aparelhos ortodônticos de metal. Se interessou pelo assunto? A Benatti Odontologia listou mais informações abaixo. Confira!

                                                      

O que é o aparelho Invisalign?

O aparelho Invisalign é um modelo novo, que tem como principais características o material 

praticamente invisível. Desta maneira, pode oferecer maior confiança para os pacientes em situações sociais e no dia a dia.

Atualmente, o avanço e o desenvolvimento de novos materiais, têm permitido que os movimentos ortodônticos sejam leves, promovendo maior conforto ao paciente. 

Também podem oferecer melhores resultados e serem excelentes recursos estéticos — minimamente perceptíveis quando comparados aos aparelhos tradicionais metálicos

Como funciona o tratamento com o Invisalign?

O aparelho Invisalign corrige a posição dos dentes sem o uso de braquetes ou fios por meio de um sistema de alinhadores transparentes, individualizados e removíveis que corrigem os dentes de maneira imperceptível.

O tratamento com o Invisalign é o resultado da combinação da ciência ortodôntica e o avanço da tecnologia em sistemas de CAD-CAM (Computer Aided Design – Computer Aided Manufacture). 

Todas as etapas do tratamento são cuidadosamente projetadas e o resultado final aproximado pode ser visualizado antes mesmo do início.

Como é feita a avaliação para o tratamento com o aparelho?

Por meio de fotografias e radiografias do paciente, a análise e o planejamento para a correção dos dentes com o aparelho Invisalign são feitas através do software ClinCheck, desenvolvido especificamente para o uso deste aparelho estético.

Esse software permite visualizar o tratamento com o aparelho estético em todos os aspectos e suas diferentes fases. Também é possível sobrepor uma movimentação sobre outra, avaliando os deslocamentos individuais de cada dente. 

Dessa forma, podem-se planejar todas as etapas do tratamento com movimentos precisos e biologicamente viáveis. 

A visualização do caso promove boa compreensão e facilita a comunicação com o paciente. Porém, por questões de ética, ele deve ser informado de que essa ferramenta é apenas educativa e que não constitui uma promessa em relação ao resultado da movimentação ortodôntica.

Sistema Invisalign e aparelho dentário convencional — quais as diferenças?

No aparelho ortodôntico fixo convencional, o fio é passado por dentro do braquete, exercendo uma leve força para voltar ao seu formato original. 

Com isso, uma leve pressão é feita, levando o dente à posição desejada. Para cada estágio do tratamento, diferentes fios com formas distintas e dobras são utilizados sequencialmente. 

No caso do aparelho Invisalign com alinhadores, a sua forma plástica encapsula o dente e fornece a sua forma de retenção e ativação para movê-los. O número de alinhadores é determinado com base na distância e quantidade de movimentação de cada dente.

Como os dentes se movimentam com os alinhadores no aparelho estético?

Esses alinhadores transparentes são desenhados para movimentar os dentes de forma gradativa até a posição final desejada. 

Cada alinhador é produzido e precisamente calibrado para adaptar-se ao redor dos dentes em cada etapa do tratamento ortodôntico. 

O aparelho Invisalign é usado durante duas semanas e deve ser removido para a alimentação e escovação

À medida que o alinhador é usado, os dentes se movimentam para a posição seguinte, dessa forma, a troca gradativa de alinhadores gera os movimentos esperados até a correção desejada do sorriso.

Quantas horas por dia devo usar o alinhador?

O primeiro e mais importante fator para o sucesso do tratamento ortodôntico com o aparelho Invisalign é o tempo de uso do alinhador. 

Apesar dos alinhadores serem aparelhos removíveis, o seu mecanismo de ação é muito semelhante ao aparelho fixo, portanto, eles devem ser usados de forma consistente por, aproximadamente, 22 horas ao dia.

Todos os casos podem ser tratados com o aparelho estético Invisalign?

É muito importante que o paciente esteja ciente de que nem todos os casos podem ser melhorados com Invisalign. 

O tratamento com alinhadores é um ótimo recurso para pacientes que não desejam nenhum tipo de metal ou acessório presente nos dentes. 

Porém, dentes demasiadamente tortos, com grande má oclusão (mal posicionamento de dentes e da arcada como um todo), não podem ser tratado com este aparelho estético.

Isso ocorre porque os objetivos do tratamento talvez não sejam alcançados. Nesses casos, o uso do aparelho estético fixo é mais indicado.

Deseja tirar mais dúvidas sobre tratamentos dentários confira a seção de perguntas frequentes da Benatti Odontologia.