(11) 94914-6785
Todos nós sabemos que a aparência pessoal é muito importante para a autoestima, principalmente a dos dentes e do sorriso, por isso, o uso de aparelhos dentários é uma solução em meio aos tratamentos odontológicos.
Esses fatores afetam ainda mais durante os anos de formação, na infância e adolescência, em que a pessoa é mais vulnerável a atenção dos amigos e da sociedade.
Adultos que não realizaram um tratamento ortodôntico podem apresentar a mesma preocupação com a sua aparência. O desenvolvimento social e até a carreira profissional são influenciados pelo o que pensamos de nós mesmos e como a sociedade nos enxerga.
Até mesmo a fala e a dicção podem ser afetadas por dentes mal posicionados. Isso acontece porque ocasionam mais dificuldade na higienização bucal, o que por sua vez aumenta a susceptibilidade de cárie e o desenvolvimento de doenças da gengiva, como a gengivite.
Além disso, o mal posicionamento da arcada dentária ocasiona em uma distribuição inadequada das forças de mastigação. Este desequilíbrio pode provocar dores de cabeça, no pescoço e principalmente na articulação temporomandibular.
O desalinhamento também gera desgaste prematuro da estrutura dentária, diminuindo a longevidade dos dentes.
Aparelhos Dentários – muito mais do que dentes alinhados
Os dentes não devem apenas ser alinhados e corrigidos, eles devem combinar naturalmente com a face. Por isso, o tratamento ortodôntico pode, muitas vezes, ir muito além do uso dos aparelhos dentários.
Ele também deve contemplar resultados faciais como proporção entre o terço médio e inferior da face, harmonia entre altura e largura da face, a relação e a proporção entre os lábios superior e inferior e a curvatura que eles apresentam.
É também levado em consideração o quanto de dente e gengivas são expostos com os lábios relaxados e durante um sorriso. É avaliado se os lábios fecham de forma natural, sem exigir uma força muscular excessiva, e até mesmo a projeção do nariz em relação à face.
Por conta de todos esses fatores é crucial a opinião de um especialista. Cabe ao ortodontista uma avaliação completa, não somente dentária do paciente, mas de toda a sua face, levando em conta a variação individual de cada paciente e a sua aceitação psicológica frente aos resultados desejados.
Também é esse profissional que vai avaliar qual entre os tipos de aparelhos dentários é o mais indicado para você.
Tratamento ortodôntico e a sua repercussão na face
Muitas pessoas não percebem, no entanto, que a porção inferior da face (lábios e queixo) é grandemente afetada pela posição dos dentes.
Lábios excessivamente proeminentes ou com ausência de fechamento pode ser apenas um sinal de que os dentes ou até mesmo as bases ósseas — maxila e mandíbula — não estão bem posicionadas.
Isto vale tanto para o paciente infantil, adolescente e adulto. O crescimento e a futura posição dos ossos da face, dos dentes e dos lábios, isto é, o perfil facial como um todo é afetado pela genética.
Qualquer tratamento ortodôntico certamente produzirá efeito sobre estas estruturas e suas posições. Portanto é muito importante que o especialista planeje quais mudanças são desejadas e quais mudanças devem ser evitadas, de modo a obter um resultado satisfatório para o paciente.
Por outro lado ele também deve ter expectativas realistas e aceitação psicológica dos resultados desejados.
Quais os tipos de aparelhos para os dentes?
Os principais tipos de aparelhos dentários para correção são:
- aparelhos fixos — promove a correção por meio de força mecânica e requer maior cuidado na higiene;
- aparelhos fixos estéticos — são como os fixos, porém, mais discretos visualmente pois são feitos de outros materiais, como a porcelana;
- aparelho móvel — mais recomendado para crianças de até 12 anos para a correção óssea. Geralmente utilizado após a finalização com os aparelhos dentários fixos para manter a posição dos dentes;
- aparelho lingual — esse modelo de aparelho é como o fixo, não é possível a sua retirada. Porém, os braquetes são colocados na parte de trás (interna) do dente, por isso não é possível a visualização quando o paciente sorri;
- aparelho estético móvel — estes são aparelhos móveis do tipo alinhadores, que são feitos de plástico e são altamente estéticos e confortáveis.
Quer conhecer mais sobre os tratamentos de odontologia estética e restauradora? Confira o leque de especialidades da Benatti Odontologia, a clínica ranqueada em 1º lugar em São Paulo em expertise, serviços e gestão odontológica!