O principal objetivo é a redução da inflamação local. A gengivite é uma doença reversível e a saúde é geralmente restabelecida através de uma boa higienização com escova, creme e fio dental. O tratamento é focado em reduzir a inflamação local através de uma profilaxia (limpeza) que deve ser feita pelo dentista, removendo a placa bacteriana e qualquer outro resíduo alimentar. Essa remoção pode ser feita com instrumentos ultrassônicos, raspadores ou curetas.

Em seguida, um rigoroso polimento é feito em todos os dentes, garantindo uma superfície lisa e livre de aspereza, e diminuindo a agregação da placa. É muito importante a orientação do profissional ao paciente em relação à técnica correta de escovação, que pode variar de acordo com o grau de comprometimento da gengiva, a posição dos dentes na arcada, a presença de próteses ou restaurações, etc.

Após a profilaxia, o inchaço e a coloração de gengiva tendem a regredir em 7 a 10 dias, restabelecendo um aspecto rosa e mais firme dos tecidos.