Saúde bucal e a saúde geral

Uma crescente atenção tem sido dada, nos últimos anos, à saúde bucal e à possibilidade de que bactérias presentes na boca que causam inflamação da gengiva, e doenças periodontais possam também influenciar no desencadeamento ou progressão de diversas doenças sistêmicas, isto é, que atingem todo o corpo. Medicina periodontal é o estudo de vários meios pelos quais as inflamações periodontais e a saúde bucal podem influenciar uma variedade de condições sistêmicas.

tratamento de gengiva 1 tratamento da gengivite 2 tratamento da gengivite 3

A medicina periodontal não é um conceito novo. A hipótese de infecções localizadas se desenvolverem devido a infecções em lugares diferentes do corpo foi inicialmente formulada por Koch e Pasteur, em meados do século 19, quando afirmaram que a presença de bactérias na corrente sanguínea, proveniente de doenças orais, poderiam disseminar-se para outros órgãos e tecidos, causando outras doenças. Na verdade, essa hipótese foi tão convincente para os profissionais da época que a remoção das amídalas e até extração dos dentes tornaram-se muito comuns na época, como tratamento de muitas doenças. No entanto, o interesse nos efeitos sistêmicos, provenientes de doenças bucais, foi reacendido na década de noventa, por uma série de estudos epidemiológicos que demonstraram associações entre a saúde bucal deficiente e várias doenças sistêmicas.

Gengivite

A gengivite é considerada a mais branda das doenças periodontais. Apesar de amena em seu estágio inicial, essa condição pode evoluir para uma doença mais grave, a periodontite. A gengivite é conhecida por causar inchaço à gengiva e sangramento, mas, em muitos casos, essas alterações são leves e pequenas, e podem passar despercebidas, o que pode ocasionar danos mais graves.

O resultado dessa inflamação e infecção é uma possível destruição dos tecidos da boca que suportam e sustentam os dentes (gengiva e osso), levando à mobilidade dos dentes e, consequentemente, a sua perda. Até mesmo o caso mais leve de gengivite tem o potencial de se transformar em uma doença periodontal prejudicial, se não for tratada adequadamente.

Embora seja comum a gengivite não causar dor, existe alguns sinais e sintomas que podem apontar a presença da doença:

- Gengivas vermelhas ou inchadas;
- Sangramento ao escovar;
- Halitose (mau hálito);
- Sensação de gosto ruim na boca;
- Gengivas retraídas;
- Gengiva com aspecto lustroso e brilhante;
- Gengivas sensíveis ao toque e a escovação.

Periodontite

Periodontite é uma doença inflamatória crônica ou aguda da gengiva e do periodonto, que causa destruição do tecido conjuntivo, do ligamento periodontal, perda óssea e, consequentemente, perda dos dentes. Como resultado da má escovação dos dentes e da falta do uso do fio dental regularmente, ocorre a formação de um biofilme responsável pela formação da placa bacteriana. Mais de 500 tipos diferentes de micro organismos patógenos estão presentes na placa bacteriana e, por sua vez, liberam uma grande variedade de produtos e subprodutos biologicamente ativos, incluindo peptídeos quimiotácticos, toxinas proteicas, lipopolissacarídios (endotoxinas) e ácidos orgânicos. Essas moléculas difundem-se no tecido gengival e iniciam uma resposta inflamatória que resulta na gengivite. Infelizmente, porém, muitas pessoas não conseguem manter a higiene bucal adequada, permitindo que um processo de inflamação continue de forma despercebida.