tipos de protese dentaria 3 tipos de protese dentaria 1 tipos de protese dentaria 2

Implante dentário

Os implantes dentários são feitos de titânio e são substitutos das raízes dos dentes, servindo como suporte para a colocação de uma prótese sob implante. Uma vez inseridos no osso da mandíbula ou da maxila, devem aguardar um período de cicatrização óssea, que é chamado de ósseo integração. A duração desse período dependerá da qualidade óssea de cada paciente. Uma vez que a ósseo integração está completa, pode-se iniciar a fase protética, que é a colocação da prótese sob implante. Os implantes dentários podem ser usados para substituir uma, muitas ou todas as raízes, servindo de apoio para a prótese sob implante.

Prótese sob implantes

A combinação do implante dentário e da prótese sob implante é utilizada com sucesso na substituição de dentes perdidos e comprometidos, restaurando tanto a eficiência da mastigação, quanto a aparência estética. A grande vantagem do implante dentário e da prótese sob implante sobre outros tratamentos comuns para a perda de vários dentes, tais como pontes fixas ou próteses parciais removíveis, é a sua independência de suporte dos dentes adjacentes. Quando propriamente indicados, o implante dentário e a prótese sob implante são ótimas opções de restauração, devolvendo função, estética e principalmente conforto ao paciente.

Coroa dentária

A coroa dentária tem como finalidade o recobrimento total do dente, pois ela corrige sua forma e cor. Dentes que tiveram grande parte da sua estrutura perdida, nos quais foram realizados tratamento de canal, foram fraturados, ou que têm restaurações muito extensas, podem ser substituídos por uma coroa dentária, devolvendo a mastigação e restaurando sua aparência. A coroa dentária pode ser feita tanto sobre dentes como sobre implantes.

Ponte Fixa

Um dos métodos mais comuns para a substituição de um ou mais dentes ausentes é com uma prótese dentaria fixa, também conhecida como ponte fixa. Esse tipo de prótese dentaria leva o nome de ponte fixa, pois é apoiada nos dentes adjacentes ao espaço. Ela é formada por um ou mais dentes que funcionam como pilares, ocupando o espaço dos dentes comprometidos ou ausentes. A ponte fixa também pode ser apoiada sobre vários implantes dentários.

Overdenture

Overdentures são dentaduras implanto-suportadas, isso é uma dentadura apoiada em implantes dentários. Uma prótese normal que se apoia sobre a gengiva apresenta menos firmeza. A prótese implanto-suportada tem acessórios e conexões particulares que permitem uma boa adaptação, proporcionando melhor retenção das overdentures. Repor dentes perdidos devolve não só a mastigação, mas também o suporte labial, o que acaba por melhorar a aparência do terço inferior da face. Isso pode mudar totalmente a autoestima dos pacientes edentulos totais.

Prótese parcial removível

A prótese parcial removível é uma prótese móvel utilizada quando não é possível realizar a colocação de implantes dentários, ou quando os dentes de apoio para uma prótese fixa não são adequados. Esse tipo de prótese é realizado a partir de uma estrutura metálica ou plástica, onde são inseridos os dentes. Seu planejamento deve levar em conta a saúde dos dentes de apoio, a mecânica da função mastigatória, sua fixação e estabilidade. A confecção desse tipo de trabalho requer dois materiais, o metal e a resina. Ambos devem estar em perfeita harmonia para exercerem a função mastigatória em conjunto. A liga metálica com o mínimo de contaminação por outros componentes, a resina e a qualidade dos dentes artificiais também são fatores importantes para a longevidade da prótese parcial removível.