Veja nosso vídeo explicativo sobre como clarear os dentes

Uma opção de clareamento dentário é o método mediato, realizado fora do consultório, ou conhecido também com clareamento caseiro, através de géis clareadores e moldeiras em silicone individualizadas. A moldeira de clareamento dentário caseiro é feita de uma fina lâmina de silicone prensada sobre o modelo do paciente, obtendo a forma dos dentes e do arco dentário. A moldeira de clareamento dentário caseiro individualizada (feita sob medida) é importante, pois moldeiras de clareamento dentário não bem adaptadas aos dentes e ao arco podem fazer com o que o gel do clareamento dentário caseiro extravase, causando irritação ao tecido gengival. O gel de clareamento dentário tem como componente principal em sua fórmula o peróxido de carbamida, ou o peróxido de hidrogênio, cuja concentração pode variar, dependendo do tempo de uso de cada paciente.

Uma vez preenchida a moldeira de clareamento dentário caseiro individualizada com o gel de clareamento dentário, ela é levada a boca em posição, permanecendo o período de tempo determinado pelo profissional, o que pode ser de algumas horas durante o dia ou durante o período noturno. O período de tratamento do clareamento dentário com uso das moldeiras varia de duas a três semanas, podendo se estender em casos específicos.

A técnica de clareamento dentário imediato só pode ser realizada no consultório, com o profissional. Neste caso, os géis do clareamento dentário apresentam uma concentração mais alta que na técnica caseira. É feita uma proteção dos tecidos moles na região entre os dentes e a gengiva, e aplica-se o gel sobre os dentes. Em seguida, uma fonte de luz é direcionada sobre os dentes, promovendo uma degradação mais rápida do peróxido, acelerando a velocidade de clareamento dentário e aumentando os resultados. Este procedimento de clareamento dentário leva em média de quarenta e cinco a sessenta minutos, e mais de uma aplicação pode ser necessária para clarear os dentes superiores e inferiores.