Aparelhos odontológicos fixos convencionais

Os aparelhos odontológicos fixos convencionais são o tipo de aparelho metálico mais comum atualmente. Eles são confeccionados em aço inoxidável de alta qualidade, garantindo resistência durante todo o tratamento. Modelos mais novos de aparelhos odontológicos permitem um tamanho reduzido, consequentemente mais confortável e mais atraente. O fio ortodôntico é inserido e seguro nesse tipo de aparelho através de elásticos. Estes aparelhos odontológicos permitem o uso de ligaduras, isto é, borrachinhas coloridas para um sorriso mais original e colorido.

Aparelhos odontológicos fixos autoligados

O sistema autoligado dispõe de mecanismos que oferecem vantagens e, consequentemente, um melhor controle na posição dos dentes, quando comparados ao braquetes dos aparelhos odontológicos convencionais. Esse sistema de braquetes, por definição, não requer uma ligadura elástica, tipo borrachinha ou fio metálico, pois apresenta um mecanismo que é aberto e fechado para proteger o fio ortodôntico. Na maioria dos braquetes autoligados, o mecanismo é semelhante a uma pequena porta deslizante que é aberta e fechada com um simples toque do dedo, permitindo o uso de forças leves e constantes, exercendo menos pressão aos dentes e resultando em um tratamento com aparelhos odontológicos mais rápido, com menos consultas, confortável e menos dolorido.

Aparelhos odontológicos fixos estéticos

Os aparelhos odontológicos cerâmicos de safira permitem que os movimentos ortodônticos sejam leves, promovendo maior conforto ao paciente e melhores resultados, além de apresentarem excelentes recursos estéticos e imperceptíveis quando comparados aos aparelhos convencionais metálicos. São os aparelhos odontológicos mais escolhidos por adultos, devido ao apelo estético. Esses braquetes de safira diferem dos aparelhos odontológicos de porcelana convencional, pois são feitos a partir da safira pura e monocristalina, criando maior translucidez e estética aos dentes. Essa tecnologia inovadora também proporciona braquetes que não mancham, mantendo a sua total transparência por todo o tratamento.

Aparelhos transparentes Invisalign

Invisalign é uma maneira invisível de alinhar os dentes sem o uso dos aparelhos odontológicos convencionais colados aos dentes. Invisalign usa uma série de alinhadores transparentes e removíveis que gradualmente alinham os dentes sem o uso de braquetes ou fios. Estes alinhadores transparentes são desenhados para movimentar os dentes de forma gradativa até a posição final desejada. Cada alinhador é produzido e precisamente calibrado para adaptar-se ao redor dos dentes em cada etapa do tratamento ortodôntico. À medida que o alinhador é usado, os dentes se movimentam para a posição seguinte, desta forma, a troca gradativa de alinhadores gera os movimentos esperados até a correção desejada do sorriso.

Aparelhos odontológicos móveis funcionais

Estes aparelhos agem com o objetivo de inibir, estimular ou direcionar o posicionamento e ou o crescimento da maxila ou da mandíbula. Sendo assim, são mais indicados para crianças e adolescentes que ainda apresentam um potencial de crescimento. Esses tipos de aparelhos são frequentemente utilizados em pacientes que apresentam a arcada inferior recuada em relação à arcada superior, ou têm problemas de mordida aberta (os dentes da frente não mordem). O aparelho funcional é confeccionado de forma individualizada, de forma a promover alterações do crescimento.

Aparelhos odontológicos extra bucal

O aparelho extra bucal é um aparelho removível, utilizado em crianças, que controla o crescimento da arcada superior e o movimento dos dentes superiores para trás, no caso de eles estarem posicionados muito para frente. Ele é composto por um arco facial externo e uma cinta de nylon que é apoiada na cabeça ou atrás do pescoço. O aparelho extra bucal é útil em muitos casos e pode criar espaço para os dentes apinhados, ajudando a evitar a necessidade de remoção dos dentes permanentes.

Aparelho fixo ortopédico – expansor

O aparelho odontológico fixo ortopédico é utilizado em pacientes que apresentam a arcada superior estreita ou uma mordida cruzada posterior. A sua ativação ocorre de forma gradual, através de um expansor localizado no centro do aparelho. A expansão tem como objetivo um aumento da quantidade de osso, resultando em um aumento da largura da arcada superior.

Máscara facial

A máscara facial é um aparelho removível que pode ser utilizado em pacientes em crescimento e que apresentam a arcada superior mais recuada, comparada à arcada inferior, e uma mordida cruzada anterior. Esse tipo de aparelho promove uma tração para frente da arcada superior. Ele é composto por um aparelho fixo ortopédico com ganchos que se ligam com elásticos a uma haste metálica que é apoiada na região do mento e da testa.

Aparelho fixo de propulsão mandibular

Este aparelho fixo ortopédico é indicado nos casos de subdesenvolvimento da mandíbula. A sua ação é de posicionar a arcada inferior em uma posição mais à frente do que quando ela está em repouso. O seu mecanismo de ação é similar ao do aparelho móvel funcional, porém de forma fixaEle é composto por duas hastes tipo amortecedor, fixado aos molares superiores e inferiores que, ao abrirem e fecharem promovem um movimento de deslocamento anterior da mandíbula.

Mini-implante ortodôntico

Os mini-implantes ortodônticos são dispositivos derivados dos implantes dentários convencionais, porém são menores e não fixam de forma definitiva no osso. Estes mini parafusos, também conhecidos como ancoragem esquelética ou dispositivo de ancoragem temporária, são fixados no osso, proporcionando maior liberdade à técnica ortodôntica e auxiliando nos movimentos de fechamento de espaços, correção de linha média, correção da mordida aberta anterior, entre outras funções. O uso do mini-implante possibilita maiores movimentos com menores efeitos adversos.

Mini placa ortodôntica

Semelhante ao mini-implante ortodôntico, a mini placa ortodôntica também é fixada ao osso, permitindo grandes movimentos sem que ocorram efeitos colaterais. O uso de mini placas muitas vezes reduz a necessidade de tratamentos cirúrgicos.

Aparelho de contenção

O aparelho de contenção é usado ​​após o término do tratamento e tem como objetivo manter os dentes na posição final do tratamento. Eles são normalmente feitos de acrílico transparente e incolor, podendo ter um fio de metal que repousa sobre a superfície exterior dos dentes ou não. Este tipo de aparelho pode ser fixo ou removível, e é essencial para manter a posição dos dentes alcançada.