Embora sejam poucas as emergências durante o tratamento com aparelho ortodôntico, braquetes, fios e dispositivos podem quebrar e se soltar. A seguir, colocamos uma relação dos problemas mais comuns durante o processo de tratamento com aparelho ortodôntico e como eles podem ser corrigidos em casa. Caso haja alguma emergência mais grave, marque uma consulta o mais rápido possível.

Braquete ortodôntico solto no aparelho ortodôntico

Alimentos indevidos são os principais causadores de braquetes soltos e quebrados no aparelho ortodôntico. Isso geralmente não é uma situação de emergência, a menos que seja associada a dor ou desconforto. Se o braquete permanecer fixo ao fio do aparelho ortodôntico, deixe-o no lugar. Se necessário, cubra-o com um pequeno pedaço de cera ortodôntica para que não cause desconforto. Se o braquete se soltar por completo do aparelho ortodôntico, guarde-o e leve-o para a próxima consulta. Tenha cuidado para não quebrar muitos braquetes durante o tratamento com aparelho ortodôntico, pois além do custo de reposição, o processo de recolagem e nova ativação demandará um maior tempo de tratamento.

Banda ortodôntica solta no aparelho ortodôntico

Alimentos duros ou pegajosos também podem quebrar ou soltar a banda ortodôntica do aparelho ortodôntico. Se a banda estiver solta, avise o profissional, talvez seja necessário cimentá-la rapidamente. Se a banda se soltar por completo do dente, tente posicioná-la o mais rápido possível, apenas para a manutenção do espaço. Se o espaço fechar, impedindo a recolocação da banda, será necessária a colocação dos espaçadores de borracha para reestabelecer o espaço, e, posteriormente, recimentar a banda. Lembre-se de levar a banda para a próxima consulta.

Machucados e aftas

Durante a primeira semana de tratamento com aparelho ortodôntico, você poderá notar feridas ou ulcerações na bochecha e nos lábios. Depois desse período de adaptação ao aparelho ortodôntico e com todos os movimentos realizados pela boca (falar, sorrir, comer, cantar, etc.), tanto as bochechas como os lábios se acostumarão com os acessórios do aparelho ortodôntico, no entanto, isso exige um pouco de tempo e paciência. Para fornecer algum alívio para os lábios e bochechas, utilize a cera ortodôntica ou algodão para proteção das áreas mais machucadas. As feridas e as aftas devem melhorar dentro de alguns dias e cicatrizarem completamente por volta de uma semana. Se as feridas não melhorarem ou até piorarem, marque uma consulta para examinarmos os machucados.

Dentes sensíveis e doloridos

Os dentes podem ficar sensíveis ou até mesmo doloridos após a ativação ortodôntica do aparelho ortodôntico. Geralmente, esta sensibilidade está presente durante as primeiras 24 a 72 horas. Mantenha uma dieta leve, se necessário coma alimentos mais moles e que não exigem muita mastigação.

Fio sobrando para fora do tubo ou da banda

Devido à movimentação dos dentes, pode acontecer da extremidade do fio sobrar do aparelho ortodôntico e espetar a bochecha na região posterior. Este problema pode ser resolvido ao mover o fio para longe da área irritada, usando um cotonete de algodão ou a ponta de borracha de um lápis. Se isto não resolver, use uma quantidade pequena de cera ortodôntica para cobri-lo. Você também pode tentar cortar o fio com cortador de unhas devidamente lavado e limpo. Caso não tenha sucesso, marque uma consulta.

Fio deslocado para fora do tubo ou da banda

Durante o tratamento, fios mais flexíveis e de menor calibre podem escapar de dentro dos tubos posteriores. Você pode tentar redirecionar o fio para dentro do tubo com a ajuda de uma pinça. Se necessário, cubra o fio solto com cera ortodôntica e marque uma consulta.

Amarrilho de metal espetando

Ocasionalmente, fios de metal chamados de amarrilhos são usados para prender o arco de braquetes. O amarrilho pode se deslocar durante a alimentação ou a escovação dos dentes, provocando uma irritação nos lábios ou na bochecha. Você pode tentar empurrar com a borracha de um lápis a ponta do amarrilho para dentro, escondendo-o. Se isso não for possível, tente colocar uma bolinha de cera ortodôntica ou algodão sobre a ponta e marque uma consulta.

Perda de uma ou mais borrachinhas ou abertura da porta do autoligado

Se uma borracha se deslocar ou cair, informe-nos. As borrachinhas prendem o arco ao braquete e sua ausência pode fazer com que o dente não tenha o movimento desejado. Nesse caso, uma consulta com urgência é necessária. Outras vezes, pode-se esperar até a próxima consulta. Portanto, notifique-nos qualquer mudança. O mesmo deve ser feito no caso de aparelho dentário autoligado. Se a porta que prende o fio ao braquete se abrir, tente fechá-lo com um simples e leve toque do dedo. Se houver alguma resistência ao fechamento, não force isso pode danificar o mecanismo de abertura e fechamento. Marque uma consulta.

Acidentes envolvendo os dentes

Se ocorrer um acidente envolvendo os dentes durante o tratamento, marque uma consulta imediatamente.