aparelho invisalign

Aparelho Invisalign – A expectativa de um belo sorriso ao final do tratamento ortodôntico é a preocupação principal de cada paciente. Outra preocupação de diversos pacientes também é a aparência durante o tratamento. Pacientes preocupados com a aparência do sorriso com aparelhos ortodônticos de metal podem optar pelo aparelho invisalign que é praticamente invisível, e que dá maior confiança em situações sociais. Atualmente, o avanço no conhecimento e o desenvolvimento de novos materiais, entre eles o sistema de aparelho estético Invisalign, têm permitido que os movimentos ortodônticos sejam leves, promovendo maior conforto ao paciente, com melhores resultados, por serem excelentes recursos estéticos e minimamente perceptíveis, quando comparados aos aparelhos tradicionais metálicos. O aparelho Invisalign corrige a posição dos dentes sem o uso de braquetes ou fios, através de um sistema de alinhadores transparentes, individualizados e removíveis que alinham os dentes de maneira imperceptível.

ap estetico 1 ap estetico 2

Como funciona o aparelho Invisalign?

O tratamento com o aparelho invisalign é o resultado da combinação da ciência ortodôntica e o avanço da tecnologia em sistemas de CAD-CAM (Computer Aided Design – Computer Aided Manufacture). Todas as etapas do tratamento são cuidadosamente projetadas e uma projeção final aproximada pode ser visualizada antes mesmo do início do tratamento.

Como é feita a avaliação para o tratamento com o aparelho Invisalign?

Através de fotografias e radiografias do paciente, a análise e o planejamento para a correção dos dentes com o aparelho invisalign são feitas através do software ClinCheck, desenvolvido especificamente para o uso do Invisalign. Esse software permite visualizar o tratamento com o aparelho estético em todos os aspectos e suas diferentes fases, bem como sobrepor uma movimentação sobre outra, avaliando os movimentos individuais de cada dente. Dessa forma, podem-se planejar todas as etapas do tratamento com movimentos precisos e biologicamente viáveis. A visualização do caso promove boa compreensão e facilita a comunicação com o paciente, porém, por questões de ética, o paciente deve ser informado de que essa ferramenta é apenas educativa e que não constitui uma promessa em relação ao resultado da movimentação ortodôntica.

O que difere o aparelho Invisalign do tratamento com o aparelho dentário convencional?

No aparelho ortodôntico fixo convencional, o fio é passado por dentro do braquete, exercendo uma leve força para voltar ao seu formato original. Com isso, uma leve pressão é feita, levando o dente à posição desejada. Para cada estágio do tratamento, diferentes fios com diferentes formas e dobras são utilizados sequencialmente. No caso do aparelho invisalign com alinhadores, a sua forma plástica encapsula o dente e fornece a sua forma de retenção e ativação para mover os dentes. O número de alinhadores é determinado com base na distância e quantidade de movimentação de cada dente.

Como que os dentes se movimentam com os alinhadores no aparelho estético?

Esses alinhadores transparentes são desenhados para movimentar os dentes de forma gradativa até a posição final desejada. Cada alinhador é produzido e precisamente calibrado para adaptar-se ao redor dos dentes em cada etapa do tratamento ortodôntico. O aparelho invisalign é usado durante duas semanas e deve ser removido para a alimentação e escovação. À medida que o alinhador é usado, os dentes se movimentam para a posição seguinte, dessa forma, a troca gradativa de alinhadores gera os movimentos esperados até a correção desejada do sorriso.

Quantas horas por dia devo usar o alinhador?

O primeiro e mais importante fator para o sucesso do tratamento ortodôntico com o sistema Invisalign é o tempo de uso do alinhador. Apesar dos alinhadores serem aparelhos removíveis, o seu mecanismo de ação é muito semelhante ao aparelho fixo, portando eles devem ser usados de forma consistente por, aproximadamente, 22 horas ao dia.

Todos os casos podem ser tratados com o aparelho estético Invisalign?

É muito importante que o paciente esteja ciente de que nem todos os casos podem ser tratados com Invisalign. O tratamento com alinhadores é um ótimo recurso para pacientes que não desejam nenhum tipo de metal ou acessório presente nos dentes, porém, dentes demasiadamente tortos, com grande má oclusão, isso é, um mal posicionamento de dentes e da arcada como um todo, não pode ser tratado com Invisalign, pois os objetivos do tratamento talvez não sejam alcançados. Nesses casos, o uso do aparelho estético fixo é mais indicado.


Perguntas Frequentes

Quais são as principais vantagens do aparelho estético Invisalign?

Invisível
A transparência dos alinhadores é uma característica fundamental e resposta à crescente demanda de pacientes adultos e adolescentes por aparelhos ortodônticos discretos e mais adequados para a vida social e profissional. Deste modo, pacientes que normalmente recusariam um tratamento ortodôntico com aparelhos fixos, podem optar por esta alternativa com um aparelho invisalign.

Removível
Durante o tratamento com o aparelho invisalign, o paciente pode remover os alinhadores para comer, beber, eventos sociais, reuniões de negócios, etc.

Higiene e Versatilidade
O acumulo de resíduos alimentares e a formação da placa bacteriana e menor quando comparado ao uso do aparelho dentário, permitindo também uma maior facilidade para a higiene bucal. Alem disso, os alinhadores ou aparelho invisalign, podem ser inserido em dentes naturais ou de próteses. Os alinhadores também podem servir como difusores de substâncias tais como os produtos de branqueamento dentário durante o tratamento ortodôntico.

Conforto
Os alinhadores transparentes, também conhecido como aparelho invisalign, adaptam aos dentes de forma justa e precisa de modo que a sua margem coincide precisamente com o limite dos dentes com a gengiva. Lábios, bochechas e língua não se prendem ao aparelho. O aparelho estético de alinhadores não produz a irritação geralmente causada pelo aparelho dentário fixo. Feridas na boca causadas por braquetes, bandas, fios e outros acessórios dos aparelhos fixos também são eliminados.

Quais as principais desvantagens do aparelho invisalign?

Removível
A vantagem da facilidade de remoção do aparelho pode ser uma desvantagem, devido à ausência de compromisso e uso constante pelo paciente. Na verdade, o paciente deve ser muito cooperativo no uso do alinhador (22 horas por dia) e lembrando-se de não adiar as suas consultas para a troca do próximo alinhador. Além disso, a possibilidade de remoção aumenta o risco de perda ou dano do alinhador, o que pode retardar o movimento dos dentes e todo o tratamento.

Limitações na capacidade de movimentação dentária
Atualmente, ainda existem algumas limitações de certos tipos de movimento dos dentes.

Correções esqueléticas
Mal oclusões, isto é mordida torta, que envolvem não somente o mal posicionamento dos dentes, mas também uma mal posicionamento dos ossos mandibulares e maxiares.

A procura pelo uso do aparelho estético Invisalign é muito grande?

A procura pelo aparelho estético Invisalign é grande, principalmente entre jovens adultos e adultos.

Quais são as restrições a o que posso comer?

Diferentemente do aparelho fixo, não há restrições quanto quais alimentos comer, no caso do uso do aparelho invisalign, com tanto que os alinhadores sejam removidos durante a refeição. É importante relembrar que o paciente deve sempre escovar os dentes após a refeição, antes de colocar o aparelho invisalign em posição.

Os alinhadores afetam a dicção?

Como qualquer outro tratamento ortodôntico, o uso dos alinhadores também necessita de um período de adaptação inicial. Quanto maior o tempo de uso, mais rápido é esse período.

O tratamento com o aparelho estético Invisalign provoca algum desconforto?

Uma leve pressão é esperada durante os dois dias seguintes à troca do alinhador. Isso é sinal de que os dentes estão se movimentando.

Posso fumar enquanto usando o alinhador?

Não é aconselhável fumar enquanto estiver usando o aparelho estético. Diversas substâncias presentes no fumo podem provocar manchamento nos alinhadores.

Como manter os alinhadores limpos?

Uma simples limpeza com escova e creme dental é suficiente. Não recomendamos imergir os alinhadores em nenhum produto.

Com que frequência é marcada as consultas de acompanhamento?

Na maioria dos casos, as consultas são marcadas de duas em duas semanas. Dependendo do estágio do tratamento e da cooperação do paciente, os espaços entre as consultas podem ser alongadas.

Ao final do tratamento, vou precisar usar o aparelho móvel de contenção?

Sim, todo o paciente submetido a tratamento ortodôntico, deve usar um aparelho de contenção para evitar a recidiva, isso é a movimentação dos dentes para a sua posição prévia ao tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento com o aparelho estético Invisalign?

O tempo de tratamento varia de acordo com cada caso, porém um tempo médio é de um a dois anos e meio. Um importante fator é a cooperação do paciente, uma boa higiene oral e as consultas em dia – fatores que ajudam a manter o tempo de tratamento dentro do cronograma.