Há algum limite de idade para o tratamento ortodôntico?

Não há limite de idade para o tratamento ortodôntico. Ele pode levar um pouco mais de tempo do que em crianças e jovem adultos, porém os resultados melhoram a estética do sorriso e corrigem problemas funcionais da mastigação.


Por que os adultos buscam cada vez mais o tratamento ortodôntico?

A maioria dos adultos busca tratamento ortodôntico, pois eles perceberam que cuidar do seu sorriso faz parte de cuidar de si mesmo. Diversas pesquisas de opiniões apontam que o sorriso é o atributo facial que mais chama atenção e é a característica mais importante do rosto. No entanto o tratamento ortodôntico é mais do que um belo sorriso, muitos adultos tem buscado o tratamento para melhoria da saúde bucal e da função mastigatória.


Como avaliar se meus dentes estão bem posicionados?

O próprio paciente tem a noção de que seus dentes talvez não estejam bem alinhados, bem posicionados, e de que isso compromete o seu sorriso. Diante disso, uma avaliação mais precisa cabe a um especialista em ortodontia. Ele pode avaliar desde tempo de erupção dos dentes, se há falta de espaço ou espaço excessivo para todos os dentes, se há alguma deficiência de crescimento dos ossos da face, se a presença de hábitos causara algum dano futuro. Ele também avaliara o se a mordida esta correta e até mesmo se a articulação temporo mandibular esta saudável.


Adultos beneficiam-se do tratamento ortodôntico?

Sim. O tratamento para a correção dos dentes tem sucesso em qualquer faixa etária. Atualmente, de 20% a 25%  dos pacientes ortodônticos são adultos.


Quais são alguns possíveis benefícios de um tratamento ortodôntico?

- Melhor distribuição da mastigatória, diminuindo o desgaste dos dentes;
- Um sorriso mais estético e alinhado;
- Melhora da autoestima;
- Maior e melhor habilidade para higienização bucal;
- Fechamento de espaços, ou abertura de espaços entre os dentes, para a colocação de implantes dentários.


Posso usar aparelho mesmo se tenho coroas ou pontes fixas ao dente?

Sim, dentes com coroas podem ser movimentados como qualquer outro dente. Devido ao fato das pontes fixas serem uma peça única soldada, talvez seja necessário seccionar a ponte ou até mesmo removê-la.


Tenho implantes, posso usar aparelho fixo?

Sim. Porém apenas dentes podem ser movimentados. Uma vez que os implantes são colocados, eles não se movimentam. Por isso é importante consultar inicialmente um ortodontista para avaliar a correta posição dos dentes, para então realizar a movimentação desejada e finalmente a colocação dos implantes dentários.


Preciso de implantes, mas não tenho o espaço necessário para colocá-los. O aparelho ortodôntico consegue melhorar o espaço presente para a futura reabilitação?

O tratamento ortodôntico é muito comum nesses casos, nos quais é necessária a colocação do implante, no entanto houve diminuição do espaço devido à perda de outros dentes adjacentes e uma migração, isto é, os dentes vizinhos movimentaram-se, fechando o espaço para a colocação do implante e a prótese sob implante.   O tratamento ortodôntico, através do aparelho dentário, pode recuperar facilmente o espaço perdido, e então é feita a colocação da prótese sob implante.


Meus dentes são tortos há anos, por que devo fazer um tratamento ortodôntico agora?

Nunca é tarde demais. Dentes saudáveis podem ser corrigidos em qualquer idade. O tratamento ortodôntico pode restaurá-los a uma boa função. Dentes que trabalham melhor também têm uma aparência melhor. Um sorriso saudável e bonito pode melhorar a auto-estima em qualquer idade.


Estou grávida e gostaria de iniciar um tratamento ortodôntico, posso?

A gravidez traz grandes mudanças em seu corpo que podem afetar a sua saúde bucal. Tecidos moles, como a gengiva, tornam-se mais susceptíveis a infecções. Em geral, não há grandes contra-indicações, porém uma avaliação criteriosa do seu médico é necessária antes de iniciar o tratamento.


Minha gengiva esta doente, mesmo assim posso usar o aparelho dentário?

As doenças de gengiva, como a gengivite e a periodontite, devem ser cuidadosamente avaliadas antes de iniciar o tratamento ortodôntico. Os dentes não devem ser movimentados na presença da doença periodontal, porque ocasionar uma exacerbação da doença, levando a perda de suporte para o dente. Uma vez controlada a doença, pode-se movimentar os dentes.


Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de tratamento varia de acordo com cada caso, porém um tempo médio é de um a três anos. O tempo necessário de tratamento varia de acordo com o a severidade do caso, principalmente naqueles que tem envolvimento de cirurgia ortognática. Outro fator importante é a cooperação do paciente, uma boa higiene oral e manter as consultas em dia ajudam a manter o tempo de tratamento dentro do cronograma.


Como que o tratamento ortodôntico pode melhorar a saúde bucal?

Um dos objetivos do tratamento ortodôntico é a correção do apinhamento dos dentes.  Dentes apinhados e mal posicionados dificultam o escoamento natural do alimento, provocando uma maior acumulo de resíduos alimentares. Alem disso dentes mal posicionados dificultam uma correta higienização, impossibilitando a remoção adequada da placa bacteriana e restos alimentares, que por sua vez podem ocasionar a carie dentária, a doença periodontal, perda óssea e outros problemas dentários. Dentes alinhados e bem posicionados alem de reterem menos alimentos, são mais fáceis de manterem limpos e bem higienizados, promovendo maior saúde e longevidade.


O que é a mordida torta ou mal equilibrada?

Problemas de mordida torta ou mal equilibrada podem ocorrer quando os dentes da maxila (arcada superior) não se adaptam adequadamente com os dentes da mandíbula (arcada inferior). Problemas de mordida não corrigidos podem causar dor, desgaste prematura dos dentes, perda óssea, dificuldade de mastigação, entre outros.


O que é ATM e DTM?

ATM é a abreviação de articulação temporomandibular. Por definição, é onde a mandíbula (arcada inferior) esta em contato com os ossos temporais na base do crânio. A ATM pode ser irritada ou danificada pelas posições forçadas sobre ela devido à ação muscular, trauma ou dentes mal posicionados, causando uma disfunção tempo mandibular (DTM).


Quais são os sinais e sintomas da DTM?

Os sintomas da disfunção temporo mandibular são muito similares a de outras doenças, por isso uma avaliação acurada é necessária. Dores de cabeça que ocorrem de um lado da face apenas, dores de cabeça na região na região temporal (entre as sobrancelhas e os ouvidos) e dores de ouvido, dificuldade ou dor para abertura da boca, entre outros. Alguns sinais são: barulhos e estalos na região da articulação durante os movimentos de abertura e lateralidade, apertamento dos dentes, bruxismo, entre outros.


Quais são as causa para a DTM?

- Traumas diretos e indiretos
- Bruxismo
- Apertamento
- Ma oclusão (mordida torta) e dentes mal posicionados
- Ação muscular intensa ou desequilibrada

Nossa experiência tem mostrado que a atividade muscular intensa ou desequilibrada,
e outros fatores como estresse e ansiedades desempenham um papel significativo para o surgimento da DTM. Além disso, muitas vezes, hábitos destrutivos (apoiar-se sobre o queixo, morder as unhas, mastigar gelo e objetos) podem ser as principais causas de distúrbios da ATM e da doença articular degenerativa.


Qual o tratamento para a DTM?

Os tipos de tratamento incluem placas para relaxamento muscular, aparelho ortodôntico, desgaste seletivo (remoção de contatos excessivos e mal equilibrados entre os dentes) e em pouquíssimos casos cirurgia. Devido ao fato das causas da DTM ser multifatorial, acreditamos na integração de outras especialidades como prótese dentária, fonoaudiologia, fisioterapia, e até a psicologia.


Faça as seguintes perguntas:

Você esta contente com o seu sorriso?
Seu sorriso continua bonito de quando você era mais jovem?
O que você acha de uma pessoa que apresenta um sorriso agradável?
Se você pudesse mudar seus dentes, o que mudaria neles?
Alinharia os dentes da frente?
Deixaria os dentes da frente maiores ou menores?
Movimentaria os dentes para frente ou para trás?
E com relação a sua aparência facial?
Movimentaria os labios para frente ou para trás?
Movimentaria o queixo para frente para trás?
Movimentaria o queixo para a direita, esquerda ou centraliza-lo?
Gostaria de mostrar mais ou menos dentes ao sorrir?
Gostaria de mostrar menos gengiva ao sorrir?