Uma das maiores características que uma pessoa pode ter é um sorriso com dentes belos, naturais e gengivas saudáveis. Dentes mal alinhados e apinhados fazem com que o indivíduo esconda o seu sorriso ou simplesmente não sorria. A correção do sorriso pode produzir mudanças dramáticas na aparência, que muitas vezes resultam em maior confiança do paciente em ambientes sociais. Os efeitos positivos da melhora do sorriso de um paciente muitas vezes contribuem para uma melhor autoimagem e maior autoestima.

A integração de tecnologias digitais no diagnóstico, no planejamento do tratamento, e na confecção do aparelho de porcelana e dispositivos auxiliares tem mudado o tratamento ortodôntico, criando novas oportunidades para um melhor benefício ao paciente. Nesse contexto, nos últimos anos, temos visto uma grande mudança no que se refere aos braquetes utilizados no tratamento ortodôntico. O estilo de vida mudou, tornando-se mais dinâmico e prático, juntamente com o aumento da expectativa e qualidade de vida. Tudo isso tem criado uma conscientização dos pacientes quanto à estética, em busca de um sorriso mais harmônico, aumentando a demanda pelo tratamento ortodôntico com acessórios mais discretos como o aparelho de porcelana.

aparelho de porcelana aparelho de porcelana 3

Porque alguns pacientes preferem o aparelho de porcelana?

A expectativa de um belo sorriso ao final do tratamento ortodôntico é a preocupação principal de cada paciente. Outra preocupação também é com a aparência durante o tratamento. Pacientes preocupados com a aparência do sorriso com aparelhos ortodônticos de metal podem optar pelo aparelho de porcelana, que é praticamente invisível, e oferece maior confiança em situações sociais.

ap porcelana

O desenvolvimento de novos materiais, entre eles o novo aparelho de porcelana de safira, tem permitido que os movimentos ortodônticos sejam leves, promovendo maior conforto ao paciente.  Eles são excelentes recursos estéticos e minimamente perceptíveis quando comparados aos aparelhos tradicionais de metal. Os braquetes de safira difere-se do aparelho de porcelana convencional, pois são feitos a partir da safira pura e monocristalina, proporcionando maior translucidez e estética aos dentes. Essa tecnologia inovadora também proporciona ausência de manchamento do braquete, mantendo a sua total transparência por todo o tratamento.

Quais são os diferentes tipos de aparelhos estéticos?

Os aparelhos estéticos podem ser fixos ou móveis.
Nos casos dos aparelhos fixos estéticos, os braquetes podem ser de porcelana, no caso do aparelho de porcelana ou de safira. Os aparelhos removíveis estéticos são conhecidos como alinhadores, como do sistema Invisalign.

A procura por aparelho de porcelana é maior do que a os metálicos?

O procura pelo aparelho de porcelana é muito grande entre adolescentes e adultos. As crianças preferem os aparelhos metálicos devido à opção das ligaduras (borrachinhas) coloridas.

Os aparelhos estéticos fixos servem para todos os casos?

Sim. O aparelho de porcelana tem as mesmas funções que o aparelho fixo metálico, portanto as etapas no tratamento ortodôntico não se diferenciam entre os aparelhos metálicos e os aparelhos de porcelana.

Existe aparelho de porcelana autoligáveis?

Sim. Diversos pacientes se preocupam com a aparência durante o tratamento. Pacientes preocupados com a aparência do sorriso podem optar pelo aparelho de porcelana que é praticamente invisível, e oferece maior confiança em situações sociais. Os autoligáveis estéticos proporcionam uma boa aparência estética quando comparados aos aparelhos tradicionais metálicos e também apresentam as características de maior liberdade de movimento dos sistemas autoligáveis.

O aparelho de porcelana quebra e se solta com mais facilidade?

Devido ao fato dos braquetes estéticos serem feitos de porcelana, eles são mais frágeis quando comparados aos braquetes metálicos. Porém o cuidado ao evitar alimentos duros deve ser o mesmo.

Os braquetes do aparelho de porcelana ou de safira amarelam/mancham com o tempo?

Não. O que amarela com o tempo são as borrachinhas, que prendem o fio ortodôntico aos braquetes. Nos aparelhos de porcelana autoligáveis isso não ocorre devido ao fato de não serem usadas borrachinhas.

Existem fios estéticos?

Sim, existem fios que são cobertos por uma fina camada de teflon de mesma cor branca dos dentes, muito discretos e imperceptíveis.